Fim da exclusividade de bandeiras com maquininhas de cartão



Fim de exclusividade pode fazer com que todas as bandeiras sejam aceitas em todos os estabelecimentos do Brasil, tornando as bandeiras menores mais atrativas.

Uma nova regra põem fim a exclusividade de bandeiras com máquinas e terminais de cartões de crédito. A medida entre em vigor no dia 24 de Março de 2017, ela impede que as bandeiras de cartões de crédito e débito estabeleçam contratos de exclusividade com determinadas máquinas de cartão. Para o consumidor a resolução faz com que os cartões possam ser aceitos em todas as máquinas, ampliando a sua aceitação, principalmente das bandeiras nacionais. Já para os estabelecimentos a medida pode cortar custos, pois desobriga o estabelecimento a manter mais de uma maquininha de cartão para aceitar todos os cartões do mercado.

Carteira de Cartões de Crédito

Um exemplo clássico é o das bandeiras ELO e HIPER. Para que um estabelecimento consiga receber pagamentos com cartão ELO ele é obrigado a contratar a máquina da CIELO. Já para receber o cartão HIPER é necessário ter a máquina da REDE (antiga RedeCard), o que acaba obrigando os estabelecimentos a pagar dois aluguéis para receber esses dois cartões.

Desde o ano passado a bandeira ELO já é aceita nas máquinas da Rede. Dispensando, portanto, a necessidade de manter mais de uma máquina de cartão. Ainda assim as máquinas poderão optar por não fazer o credenciamento com determinada bandeira, mas a tendência é que todas passem a aceitar, visto que os estabelecimentos tendem a escolher aquelas que aceitam o maior número de bandeiras.

Benefícios do fim da exclusividade:

  • Ampliação imediata do número de estabelecimentos credenciados as bandeiras menores (ELO, Hiper, American Express, Diners Club Internacional, Sorocred, Cabal, etc);

  • Corte de custos para as empresas, pois elas não precisaram ter mais de uma maquininha de cartão;

  • Redução das taxas de juros e de aluguel, pois as taxas tendem a ficarem mais competitivas devido ao aumento da concorrência;

  • Todos os cartões e bandeiras poderão ser aceitos em todos os estabelecimentos;

Foi criada também uma câmara centralizada para o processamento de transações via cartão de crédito que viabilizará esse tipo de pagamento e, ao mesmo tempo, tornará mais rápido o processamento de transações de estorno de compras feitas no dinheiro de plástico.