Menor de 18 anos pode fazer cartão de crédito?



Hoje em dia a maioria das pessoas têm ou quer ter um cartão de crédito, pois ele facilita o dia a dia, além de ser aceito em milhões de estabelecimentos no Brasil e no exterior. Hoje responderemos a dúvida de um leitor anônimo: “É possível contratar um cartão de crédito sendo menor de 18 anos?“, vamos a resposta.

Sim, é possível, inclusive como titular, mas é muito difícil. Alguns bancos concedem crédito ao menor de 18 anos (maioridade legal) aos jovens que são emancipados, ou seja, eles são considerados responsáveis pelos próprios atos e, portanto, são qualificados para se ter um cartão de crédito no CPF como titular, desde – é claro – que tenha renda suficiente.

Como conseguir um cartão sendo menor de 18 anos

Tal como dissemos, conseguir um cartão de crédito sendo menor de 18 anos não é fácil, pois a maioria dos bancos não aceita, mas não é impossível! Desde que o menor de 18 anos tenha renda própria, ou seja, universitário. Abaixo veja as possibilidades:

Menor de 18 anos emancipado – Alguns bancos concedem crédito para o menor de 18 anos, desde que ele tenha uma renda própria e seja emancipado legalmente. Se você for um herdeiro e for emancipado, por exemplo, quase certo que algum banco lhe aprovará um cartão de crédito, mesmo sendo menor de dezoito anos.

Cartão Universitário – Embora a maioria das pessoas vá para universidade com 18 anos ou mais, se você é um universitário menor de dezoito anos, pode, em alguns casos, conseguir um cartão de crédito pré-aprovado. Alguns leitores do blog relataram que conseguiram fazer um cartão de crédito universitário no Santander na própria universidade em que eles estudam.

Por que não ser um dependente? – Se está difícil conseguir um cartão como titular, porque não fazer um adicional, peça para seus pais ou responsáveis, você terá um cartão de crédito adicional com seu nome. O responsável também poderá definir o limite de crédito.

Cartão Pré-pago – Qual é a razão que você quer um cartão pré-pago? Se o motivo for para compras pela internet, faça um cartão pré-pago, pois a maioria funciona como crédito, porém, as compras são debitadas automaticamente do saldo. Esse tipo de cartão não costuma ter burocracia. Exemplo de cartões pré-pagos são: Neon, Conta Super, Brasil Pré-pagos, Zuum, etc.

Fazer um cartão de crédito como maior de 18 anos já não é fácil, o que dirá como menor de 18 anos. A burocracia se deve ao fato que o plástico é um produto financeiro de alto risco de inadimplência. Com exceção dos jovens emancipados – que são legalmente responsáveis – os menores de 18 anos não podem ter o nome enviado para o SCPC ou SERASA em caso de inadimplência.