Nome errado no cartão pode gerar transtornos ao portador



Cartão com nome impresso errado pode virar uma dor de cabeça no exterior.

Imagine a seguinte situação, o usuário compra uma passagem aérea com cartão de crédito, mas na hora de viajar não consegue embarcar pois o nome do passageiro aparece diferente do que está impresso no cartão de crédito, em alguns casos é só um pequeno erro ortográfico que gera tal divergência.

Embora no Brasil algumas empresas até permitam que o titular personalize o nome impresso no cartão para o que quiser, no exterior o nome impresso é utilizado na análise de segurança e prevenção à fraude.

No exterior é comum que algumas companhias aéreas, por segurança, não permitam que passageiros viagem caso o cartão de crédito utilizado na compra seja de um terceiro ou apresente divergência com relação ao nome do portador.

Recentemente, dois brasileiros foram expulsos de um voo nos Estados Unidos após a companhia aérea identificar uma pequena divergência no nome impresso no plástico, não se tratava nem de um cartão de outra pessoa, o problema foi que o cartão estava com um erro de ortografia no nome do comprador que também viajava na reserva.

Outro caso ocorreu em um hotel no México, onde uma família de turistas da Argentina foi impedida de se hospedar após constatado um erro de ortografia no cartão do titular, o que gerou receio ao estabelecimento que recebeu a reserva online.

É por essas e outras que o consumidor deve dar mais importância ao nome que está impresso no cartão físico, principalmente se for utilizá-lo para compra online no exterior.

Embora no Brasil a checagem do nome do titular não seja comum, no exterior muitas empresas adotam o procedimento para reduzir os riscos de fraudes financeiras.

Caso constate que o seu nome no cartão está errado, contate imediatamente o banco ou administradora e peça uma segunda via para corrigir o erro.

É importante notar que o nome não precisa estar completo no cartão, ele pode estar abreviado, o que é bastante comum. O que não pode é o cartão estar com o nome do titular errado, o que pode gerar dúvida quanto a você ser o real titular.

Mesmo que o nome errado esteja muito parecido, tal fato pode ainda gerar transtornos, muitas empresas podem considerar que você utilizou para pagamento um cartão de algum parente próximo sem autorização que, às vezes, pode ter um nome parecido com o seu.