Maquininha

Pagamentos instantâneos podem acabar com cartões nos próximos anos

Se popularizado, pagamentos instantâneos podem ameaçar lucros de administradoras e bandeiras de cartões.

Os pagamentos instantâneos têm potencial para impactar negativamente no setor de cartões, isso porque a tendência é que os estabelecimentos passem a priorizar os pagamentos menos onerosos. Enquanto nos pagamentos com cartões há até três partes envolvidas; nos pagamentos por QR Code o pagamento pode ser feito com um ou, no máximo, duas partes que compartilham o valor recebido de MDR do estabelecimento.

Pagar com iti na maquininha da Rede é tão simples quanto tirar uma foto. Na tela de pagamento clique no botão verde para que o QR Code seja exigido; aí é só mirar a câmera do celular e confirmar o pagamento usando o APP. (imagem: divulgação Banco Itaú)

É o caso do iti do Banco Itaú, o maior banco privado do país passou a oferecer aos empreendedores vendas com taxa de, apenas, 1%, além disso, o valor cai na conta do vendedor em apenas 1 dia útil.

O iti também elimina a necessidade de compra de maquininha, pois o empreendedor consegue transacionar através de um aplicativo instalado no celular. Se preferir, o estabelecimento ainda pode vender através de um QR Code impresso no balcão.

Enquanto em uma venda com cartão a taxa cobrada do estabelecimento é compartilhada entre a credenciadora (dona da maquininha), bandeira do cartão de crédito e a administradora; em uma venda com QR Code apenas uma parte pode ficar com a taxa cobrada do estabelecimento, desde que o pagamento não seja feito utilizando um cartão de crédito.

Hoje as carteiras de pagamentos são bastante dependente das bandeiras e administradoras de cartões de crédito pois o cartão acaba sendo a forma prioritária de pagamento; mas a tendência é que essas wallets comecem a oferecer outras opções de depósitos e, futuramente, liberem limite de crédito para seus usuários sem que seja necessário contratar um cartão “bandeirado, o que faz com que a solução de pagamento fique com 100% da taxa cobrada dos estabelecimentos.

Além do iti, a solução de pagamento instantânea já é oferecida pelo Cielo, SafraWallet, PagSeguro, Mercado Pago, Linx, dentre várias outras instituições financeiras.

Com pagamentos móveis, a necessidade de um plástico para pagamento se torna cada vez menor. Cabe lembrar que a China é o país em que os pagamentos móveis estão mais popularizados; por lá é possível pagar em praticamente todos os estabelecimentos usando a câmera do celular; há até rede social que oferece serviço de pagamento.

No Brasil praticamente todas as maquininhas de cartões de crédito já aceitam pagamentos por aproximação e QR Code; dentre elas: Rede, PagSeguro, Mercado Pago, Cielo, Linx, dentre outras.

A solução de pagamento móvel mais popular é a da Cielo; a credenciadora já revelou que processou mais de 1 milhão de transações usando a câmera do celular. Parte do sucesso do Cielo QR Code se deve a integração das maquininhas com aplicativos de bancos e outras instituições financeiras.

Já o QR Code das máquinas da Rede, Mercado Pago, PagSeguro, dentre outras, só aceitam pagamentos via solução própria, ou seja, não aceitam QR Code dos concorrentes.

Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

9 meses atrás

Amazon lançará cartão de crédito no Brasil sem anuidade e com cashback

Cartão Amazon será livre de anuidade, terá cashback de até 3% e possibilitará o parcelamento…

9 meses atrás

Brasileiro paga mais com Pix do que com cartão de crédito

Brasileiros preferem Pix a cartões de crédito, revela estudo do Banco Central. Uma nova pesquisa…

10 meses atrás

Mercado Pago ganha integração com Samsung Wallet e Google Pay

Demorou, mas chegou! Cartões do Mercado Pago ganham integração com Samsung Wallet e Google Pay.…

10 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão? Cancelar pode facilitar a negociação

Dívida do cartão inegociável? Cancelar pode facilitar negociação de dívida do cartão. Lidar com dívidas…

12 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão de crédito? Veja o que fazer para negociar

Cartão é um aliado, mas não quando o titular atrasa. Veja o que fazer caso…

12 meses atrás