Como funciona a taxa MDR dos cartões



Um pagamento com cartão chega a envolver até três partes, o que aumenta os custos para quem recebe pagamentos com cartões.

Se você recebe pagamentos com cartões ou, simplesmente, utiliza qualquer cartão de crédito ou débito, saiba que em toda transação existe uma taxa chamada MDR (Merchant Discount Rate), ela nada mais é do que a taxa cobrada dos estabelecimentos para processar vendas com cartões, tal valor é rateado entre a maquininha, bandeira e a administradora do cartão utilizado na compra.

Maquininha de cartão POS

Taxa para vender com cartões é alta pois um pagamento envolve até três intermediários: dona da maquininha; administradora e a bandeira do cartão utilizado na compra.

Dependendo da forma de pagamento e da quantidade de parcelas, a MDR pode, facilmente, ultrapassar os 5%, há casos em que ela chega a até 20% do valor da compra (financiamento pela maquininha).

Felizmente, a MDR vêm caindo com frequência, a principal razão é a forte concorrência do setor de pagamentos. Como as credenciadoras estão cobrando menos dos estabelecimentos, menor está sendo o valor repassado as administradoras e bandeiras de cartões.

Há ainda soluções de pagamentos que prometer por fim a taxa MDR, é o caso dos pagamentos por QR Code, muitas soluções de pagamentos permitem que o consumidor utilize um saldo de um aplicativo para pagar diretamente na maquininha, o que elimina a necessidade de cartão físico e, consequentemente, acaba com a parte das administradoras e bandeiras.

O fato é que quanto mais intermediários tiver em um meio de pagamento, maior será o custo para os consumidores e estabelecimentos. O ideal seria que esse sistema de pagamento fosse mais descentralizando, permitindo o pagamento eletrônico de pessoa para pessoa (P2P) e, possivelmente, eliminando o middleman (intermediário).

Para reduzir a taxa MDR o Banco Itaú lançou o aplicativo iti, solução de pagamento que permite que os clientes paguem nas maquininhas da Rede usando a câmera do celular, mesmo que o usuário não tenha um cartão de crédito ou débito, visto que a carteira virtual permite depósitos e transferências.

Quem recebe pagamentos pelo iti do Banco Itaú (inclusive nas maquininhas da Rede) paga só 1% de taxa e tem a vantagem de receber o valor da venda em apenas um dia útil.

A Cielo seguiu a mesma linha do Itaú e lançou o Cielo QR Code, serviço que, dependendo do parceiro, permite que a credenciadora fique com 100% da taxa cobrada do estabelecimento.





Secured By miniOrange