Como parcelar a fatura do Cartão de Crédito – passo a passo

Parcelar a fatura do cartão de crédito custa caro pois o cliente precisa arcar com os custos do rotativo, mas pode ser uma saída caso não tenha condições de efetuar o pagamento total.

Caso o titular não possa efetuar o pagamento integral da fatura do cartão de crédito ele tem a opção de fazer um financiamento através do parcelamento da fatura. Dependendo da administradora pode haver a opção de parcelar o documento em até 48 vezes, evidentemente, com juros. Os especialistas em finanças não recomendam o parcelamento por conta dos juros abusivos cobrados pelos bancos, mas, esta pode ser uma opção caso não tenha outro meio para efetuar o pagamento integral das compras realizadas no período.

O parcelamento de fatura é disponibilizado pela maioria dos bancos e administradoras de cartões. Ele uso os juros do crédito rotativo para parcelar, dá para parcelar o documento em até 48x fixas. Normalmente as opções de parcelamentos são enviadas junto a fatura do cartão de crédito, são planos em 2x, 4x, 6x e até 48x.

Quanto maior o período de parcelamento, maior será o período de apuração dos juros e, consequentemente, maior será o custo desse financiamento. Lembre-se de que os juros do rotativo são os maiores do mercado.

COMO PARCELAR A FATURA

O parcelamento da fatura pode ser feito através da própria fatura, basta escolher um dos planos de pagamento apresentados. Para confirmar o parcelamento basta efetuar o pagamento exato da primeira parcela (incluindo os centavos) que a opção de financiamento será, automaticamente, identificada pelo emissor do cartão.

Se preferir entre em contato com a central de atendimento da sua administradora e peça uma opção diferenciada de parcelamento. Em alguns casos, é possível conseguir uma taxa de juros reduzida ao negociar o financiamento pela central de atendimento.

Além dos juros o cliente poderá ter que pagar outros encargos pelo parcelamento, tais como: IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), taxa de parcelamento e seguro do crédito rotativo (opcional).

Importante: O parcelamento da fatura é válido apenas para a fatura de referência (fatura atual), no mês seguinte a fatura será lançada normalmente caso haja compras ou parcelas em aberto, o valor será acrescido da parcela do financiamento da fatura atual. Portanto, o financiamento (parcelamento) de fatura aplica-se apenas a uma fatura específica, de acordo com a data de vencimento.