Cartão de débito será mais aceito em compras pela internet



Novo protocolo de segurança vai equiparar a aceitação do cartão de débito com o crédito no e-commerce.

As bandeiras, credenciadoras e administradoras de cartões estão testando um novo protocolo de segurança para autenticar compras pela internet com cartões de débito, a ideia é ampliar significativamente a aceitação dos cartões de débito no e-commerce.

De acordo com a Associação Brasileira de Cartões (Abecs), o lançamento do novo protocolo tem potencial para aumentar em 50x as compras pela internet com cartão de débito; podendo gerar cerca de R$160 bilhões em transações por ano.

Cartão de débito em compras pela internet

Setor de e-commerce deve se beneficiar por novo protocolo de segurança que ampliará aceitação do cartão de débito em compras pela internet, equipando-o a aceitação do cartão de crédito.

Hoje, as empresas já conseguem aceitar pagamentos com cartões de débito pela internet (sites ou apps), mas, geralmente, a aceitação está limitada aos cartões das instituições financeiras no qual o site/app possui parceria.

A partir do novo protocolo de segurança será possível comprar pela internet com praticamente qualquer cartão de débito, pois a aceitação deixará de estar condicionada a parceria exclusiva com o emissor. Assim, a aceitação do cartão de débito no e-commerce deve se equiparar a do cartão de crédito, método de pagamento mais utilizado nas compras online.

Embora a expectativa seja de um aumento expressivo nas vendas com cartões de débito pela internet (até 50x o que foi registrado em 2019), o débito está longe de chegar próximo as transações registradas com cartões de crédito que, por ano, movimentam cerca de R$ 323 bilhões.

A preferência do consumidor pelo cartão de crédito nas compras pela internet tem um motivo, no crédito o titular consegue parcelar compras em até 12x sem juros, dependo do estabelecimento. Por isso o crédito é o método de pagamento mais utilizado nas compras de alto valor.

Muitos consumidores têm medo de comprar com o cartão de débito pela internet por conta do dinheiro ser retirado da conta no ato da transação; é uma barreira psicológica que, aos poucos, começa a ser quebrada com a maior aceitação desse meio de pagamento no e-commerce.

Além do novo protocolo de segurança, outro fator que deve ampliar os pagamentos no débito é o lançamento do Pix do Banco Central em Novembro de 2020; tal sistema vai permitir pagamentos instantâneos.

Embora a Abecs preveja crescimento nas transações com cartão de débito na internet por causa do novo protocolo de segurança, o Pix do BC deve absolver parte das vendas com cartões de débito na internet.