Cartão Digio adota plataforma FICO para comunicar possíveis fraudes



Com FICO, comunicação em caso de fraude é feita em tempo real através de vários canais.

O Banco Digio, instituição financeira criado pelo Bradesco e pelo Banco do Brasil que oferece conta e cartão, anunciou essa semana que começou a utilizar a ferramenta de prevenção de fraude FICO Customer Communication Service em parceria com a Conductor. De acordo com a instituição, a nova ferramenta está sendo utilizada para entrar em contato com os consumidores em caso de suspeita de fraude.

Cartão Digio Visa

Depois da Credicard, digio também anuncia que dará cashback em seu marketplace; o percentual de dinheiro de volta pode chegar a até 20% em alguns parceiros. (imagem: divulgação Banco Digio)

A principal vantagem da FICO é a agilidade que a administradora consegue entrar em contato com o consumidor em caso de suspeita de fraude. Enquanto no método de comunicação tradicional – por telefone – a taxa de contato bem-sucedido não passa de 25%, com a FICO esse índice chegou a saltar para mais de 66%.

A FICO permite que as confirmações de compras sejam enviadas por e-mail, chamada de voz, texto e confirmação via notificação por aplicativo, o que melhora o êxito da comunicação com o titular do cartão de crédito.

Para o consumidor a principal vantagem, além da segurança, é que em caso de alerta falso de fraude é possível confirmar a tentativa de compra quase que em tempo real, o que libera o cartão para uma nova tentativa de pagamento.

Sem a tecnologia disponibilizada pela Conductor, o consumidor teria o cartão bloqueado em caso de suspeita de fraude, devendo realizar o desbloqueio pela central de atendimento antes que uma nova tentativa fosse possível, visto que a administradora faz um “bloqueio temporária” preventivo em caso de suspeita de fraude.

De acordo com o gerente de segurança do Banco Digio, Márcio Dutra, a solução da Conductor melhora a experiência do consumidor e, ao mesmo tempo, amplia a segurança do produto: “A solução da Conductor contribuiu para oferecer uma experiência ainda melhor ao nosso cliente. Agora, sempre que identificamos uma suspeita de fraude em compras com cartão de crédito, conseguimos nos comunicar pelo melhor canal para confirmar se aquela operação realmente é fraudulenta“, afirmou.

Por agilizar a experiência de compra em caso de alarme falso, a tecnologia também ajuda a evitar que o consumidor acabe optando por refazer o pagamento com outro método de pagamento ou então desistir da compra, o que representaria uma venda perdida para o estabelecimento.