Como funciona o crédito de confiança do cartão de crédito



Crédito de confiança do cartão de crédito é solução criada por administradoras para reduzir transtornos nas contestações de compras, entenda.

Alguns bancos e administradoras de cartões de crédito estão disponibilizando uma nova conveniência aos seus clientes, trata-se do Crédito de Confiança do Cartão de Crédito, tal modalidade oferece ao portador um valor em crédito pelo bom relacionamento com a instituição. Geralmente, o crédito de confiança é concedido sempre que o titular faz uma contestação de compra junto à administradora do cartão de crédito.

Bancos brasileiros e administradoras de cartões de crédito começam a dar crédito em confiança para reduzir transtornos em contestações de compras. (imagem: ilustração Crédito em Confiança)

Por exemplo, digamos que o titular tenha uma compra não reconhecida no cartão de crédito, no procedimento tradicional o cliente comunica que não reconhece a compra e fica com aquela compra comprometendo o limite até que o processo de contestação seja analisado junto ao estabelecimento, há casos em que o titular acaba ainda tendo que pagar pela compra contestada devido ao fechamento da fatura.

O Crédito de Confiança do Cartão de Crédito visa acabar justamente com esse transtorno, caso o cliente tenha um bom relacionamento, a administradora pode optar por suspender imediatamente a cobrança e devolver o limite comprometido imediatamente após a contestação.

E se a compra contestada não for deferida, terei que pagar pelo crédito de confiança?

Sim, tal como o próprio nome já diz, o crédito de confiança é um valor que o banco e/ou administradora de cartão de crédito deposita no titular. Caso a compra deixe de ser contestada e/ou o processo de chargeback for indeferido, o valor concedido de crédito de confiança será automaticamente cobrado na sua próxima fatura, afinal o crédito perdeu a sua finalidade.

O crédito de confiança é extremamente útil em caso de fraudes, por exemplo.

Antes de contestar qualquer compra o consumidor deve ter certeza que a despesa não foi realizada por ele, caso contrário poderá perder o status que concede o crédito de confiança em uma futura contestação.

Situações em que o crédito de confiança é muito útil:

  • Fraudes e/ou compras não reconhecidas no cartão de crédito;
  • Cancelamento de compra junto ao estabelecimento (o crédito de confiança pode acelerar o processo, pois quem assume o ônus da transação é o emissor);
  • Compras sujeitas a cancelamentos pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor);
  • Divergência comercial entre o consumidor e o estabelecimento comercial e/ou de prestação de serviço;
  • Má-fé do estabelecimento e/ou prestador de serviço;

É importante salientar que muitas vezes o nome lançado na fatura do cartão de crédito pode ser diferente do nome do estabelecimento, pois a razão social do CNPJ, por exemplo, pode ser diferente do nome adotado comercialmente.

Outro ponto, ao contestar uma compra, a administradora do cartão de crédito abre uma disputa com o comerciante, que poderá apresentar provas caso a compra contestada seja uma transação legítima do titular.

É comum que o crédito de confiança seja concedido automaticamente pelo administrador sem que o cliente solicite, mas o titular pode verificar a possibilidade de obter a modalidade no momento da contestação da transação, desde que tenha um bom histórico de uso do cartão, isto é, uso frequente do cartão com pagamento da fatura sempre em dia.