Como funciona o Cartão Múltiplo – Vale a Pena?



Já ouviu falar de cartão múltiplo? Esse tipo de cartão é mais comum do que muita gente imagina, quando você abre uma conta bancária em um banco essa é a opção de cartão oferecida para facilitar o dia a dia do correntista, mas será que vale a pena?

Cartão Múltiplo nada mais é do que um cartão que possui a função DÉBITO e CRÉDITO no mesmo plástico. Em um único cartão é possível ter tanto a função débito quanto a função crédito, o que dispensa a necessidade de ficar utilizando mais de um cartão.

Para não andar com vários cartões na carteira é possível optar por um cartão múltiplo, ele tem a função débito e crédito no mesmo plástico.

O cliente escolhe a função que deseja utilizar no momento do pagamento.

É por isso que no Brasil a maioria dos estabelecimentos faz aquela velha pergunta: “É débito ou crédito?”.

Vantagens do cartão Múltiplo:

  • Comodidade, possui tanto a função crédito quanto débito no mesmo plástico;
  • Não precisa ficar andando com mais de um cartão;

Desvantagens do cartão múltiplo:

  • O valor da anuidade diferenciada geralmente costuma ser maior;
  • Geralmente os cartões puro crédito possuem melhores programas de fidelidade;
  • Há o risco do estabelecimento processar a venda na opção errada (você pediu no crédito e ele passou no débito, e vice-versa);

A meu ver a principal desvantagem está no risco de ter a transação processada na opção errada. Já aconteceu comigo diversas vezes de pedir para a compra ser passada no crédito e a pessoa colocar no débito; na maioria dos casos trata-se apenas de um mal-entendido, em algumas situações é má-fé do estabelecimento, visto que as vendas na função débito possuem menos taxa para o estabelecimento e o prazo de recebimento é bem menor.

É melhor optar por dois cartões: um exclusivo para débito e outro para compras na função crédito, principalmente pelo fato do valor da anuidade do cartão múltiplo ser maior, não vale a pena pagar a mais para ter essa “comodidade”.

Há cartões múltiplos que são livre de anuidade. Para não correr o risco de ter a transação processada na opção errada é fundamental deixar claro para o estabelecimento em qual função deseja processar a compra; a maioria das maquininhas informa no visto a modalidade selecionar antes do consumidor digitar a senha.





Secured By miniOrange