Cartões com Contactless ainda é pouco oferecido no Brasil



Tecnologia Contactless (pagamento sem contato) ainda é pouco utilizado pelas administradoras de cartões de crédito e débito no Brasil.

A tecnologia Contactless permite que os portadores de cartões de crédito ou débito efetuem pagamentos sem que seja necessário inserir o cartão na máquina de cartão. Na hora de pagar o portador apenas “encosta” o cartão sobre a máquina que possui tecnologia compatível. Infelizmente a tecnologia é pouco explorada pelas administradoras de cartões do Brasil, são raras as instituições que emitem cartões com a tecnologia Contactless.

Dentre os benefícios do uso do Contactless em vez do cartão convencional ou da tecnologia NFC estão:

  • Agilidade na hora de pagar;
  • Evita desgate do cartão físico, pois não há o atrito entre o plástico e a máquina;
  • Não depende da bateria do smartphone;
Contactless

A Tecnologia Contactless (sem contato) permite pagamentos com cartão de crédito e débito sem a necessidade de contato com a máquina. (divulgação)

Dentre as instituições que emitem cartões com a tecnologia Contactless (sem contato) estão: Banco Original, Safra e Bradesco. Essas instituições geralmente só emitem plásticos com essa tecnologia para clientes de alto poder aquisitivo; normalmente a emissão é restrita aos cartões MasterCard Black e VISA Infinite.

Os cartões contactless possuem um chip que é lido pelas máquinas que possuem o símbolo da tecnologia. As mesmas máquinas que são compatíveis com a tecnologia NFC e aceitam pagamentos por celular, relógio, pulseiras, etc, com a tecnologia, também são compatíveis com a leitura de cartões com pagamento sem contato.

A senha geralmente não é solicitada para transações de até R$50,00; os bancos são livres para definir o critério de segurança. Devido ao fato da tecnologia ser pouco conhecida, ao usar a função nos estabelecimentos alguns funcionários ficam desconfiados.

O custo para a produção de um cartão com tecnologia Contactless é maior, daí o desinteresse das administradoras. As empresas que fabricam os cartões não tem muito interesse em adaptar a produção devido ao desinteresse dos bancos brasileiros na tecnologia.

Hoje em dia as administradoras de cartões estão focadas em ferramentas como: Samsung Pay, Android Pay, iPhone Pay, etc, que permitem o pagamento em estabelecimentos comerciais usando apenas o smartphone compatível com a tecnologia NFC (pagamento por contato), pois o uso dessa tecnologia não aumenta os custos de produção das empresas de cartões.

O Canadá é um dos países em que o Contactless é mais utilizado, pois a tecnologia foi adotada por grandes bancos daquele país e não é restrita aos consumidores de alto poder aquisitivo como aqui no Brasil.