Como usar a fatura anterior para fazer um pagamento avulso



A maioria dos cartões de crédito possuem um código de barra único, cujo número não muda todos os meses. Se você pegar duas ou mais faturas de um mesmo cartão de crédito vai ver que o código de barras da fatura permanece inalterado, o que muda é apenas a data de vencimento e o valor da fatura do cartão de crédito. É usando uma fatura anterior que você conseguirá fazer um pagamento avulso caso não receba a fatura atual ou, simplesmente, queira pagar antecipado, o valor pago será creditado em seu cartão de crédito e poderá ser usado para abater o valor da fatura atual (caso ela já esteja fechada) ou então disponível como crédito (+) para pagamento da próxima fatura.

Ao pagar a fatura é importante ficar atento ao código de barras do boleto bancário e ao valor do pagamento para não errar.

A principal vantagem de se utilizar uma fatura anterior para recolher o pagamento em vez de tirar uma segunda via pela internet, é que você tem certeza que o documento é legítimo, pois já efetuou um pagamento que foi compensado junto a administradora/banco responsável.

COMO FAZER UM PAGAMENTO AVULSO

O primeiro passo é ver se o código de barras do boleto bancário da fatura de seus cartões é único (normalmente ele sempre termina com 00000000), caso ele seja o mesmo todos os meses basta usá-lo para fazer o pagamento da próxima fatura – alterando o valor e data de vencimento, caso seja necessário – assim que o valor for creditado ele ficará disponível em forma de crédito.

O pagamento avulso é uma solução prática, rápida e segura para pagar a fatura do cartão de crédito em caso de não recebimento do documento pelos Correios (infelizmente alguns cartões ainda não possuem a fatura por e-mail).

Dicas:

  • Só use o código de barras de uma fatura antiga se tiver certeza que o código é fixo;
  • Caso o código de barras seja alterado todos os meses, não será possível realizar um pagamento avulso usando um código de barra de uma fatura anterior;
  • O valor pago, quando creditado, ficará disponível em forma de crédito no valor da sua fatura fechada ou da fatura seguinte;
  • Se o valor pago for maior que o valor da fatura fechada a diferença fica como crédito para o mês seguinte;
  • O valor pago a mais não fica como limite no seu cartão de crédito;