Compra pela internet: quanto tempo o pagamento fica pendente



Alguns sites demoram horas para processar pagamentos de compras pela internet com cartão, entenda o porquê.

Ao comprar pela internet com cartão de crédito muitos consumidores ficam ansiosos pela aprovação da compra, há casos em que o site deixa a compra pendente por até 72 horas. Neste artigo explicaremos o porquê algumas compras são processadas instantaneamente, enquanto outras levas horas (ou dias) para serem aprovadas.

Aguardando aprovação de pagamento

Às vezes, consumidor que compra pela internet com cartão de crédito fica horas aguardando a aprovação do pagamento, entenda.

Quanto mais tempo o pagamento demorar para ser processado, mais tempo demorará para o pedido ser aprovado e, consequentemente, maior será o prazo de entrega da compra online.

Algumas das razões:

  • Primeira compra do CPF no site – O que demanda uma análise dos dados cadastrais pelo setor de segurança e prevenção às fraudes;
  • Compra aguardado validação pelo sistema Compre e Confie da Clearsale;
  • Divergência nos dados cadastrais do consumidor;
  • Verificando a disponibilidade do estoque do pedido;
  • Endereço de entrega da fatura do cartão é diferente do informado pelo consumidor;
  • Aguardando confirmação de compra por segurança por telefone – Muitos sites entram em contato com o consumidor por telefone para fazer algumas perguntas de segurança, só então o pedido é liberado e o pagamento é efetuado;

A principal razão pela demora no processamento de algumas compras na internet é por questão de segurança! O site precisa verificar se a compra é legítima para evitar o chamado chargeback, que é quando o titular do cartão entra em contato com a administradora e informa que desconhece determinada compra, fazendo a contestação dos valores.

Sites como Ponto Frio, Submarino, Shoptime, Americanas, Magazine Luiza, etc, utilizam o sistema Compre e Confie da ClearSale, essa empresa especializada faz a validação dos dados informados na compra para verificar se a compra não é uma tentativa de fraude.

Caso o site tenha muitas compras pendentes, pode demorar alguns dias para que a validação de segurança seja concluída.

Usar o aplicativo “Compre & Confie” (disponível para Android e iPhone) agiliza, portanto, a aprovação de pagamentos em compras pela internet, pois através dele você poderá confirmar ou recusar determinadas tentativas de compras com o seu CPF, o que poderá dar mais segurança as compras pela internet.

O pagamento pendente em compra pela internet raramente tem a ver com a administradora do cartão de crédito. Se quiserem, as lojas virtuais podem processar pagamentos instantaneamente, mas não o fazem por questões de segurança.

Em caso de fraude – caso o pedido já tenha sido entregue – geralmente o prejuízo acaba recaindo sobre a empresa no qual a compra foi realizado, daí a importância de fazer uma cuidadosa checagem de segurança, principalmente nos novos clientes ou sempre que o comprador pede para fazer a entrega em um endereço diferente do cadastro.





Secured By miniOrange