Cuidado com cobrança repetida de compra já paga na fatura anterior



Lançamento duplicado de compras em faturas é algo, infelizmente, comum.

Imagine a seguinte situação, você faz várias compras no cartão de crédito e sempre paga a fatura em dia, todavia, na fatura de um mês você acaba pagando por uma compra que já havia sido paga em uma fatura anterior. Pois saiba que esse tipo de reclamação está crescendo em algumas administradoras, a chamada cobrança duplicada.

Pagamento em Duplicidade

Pagar a fatura duas vezes é algo que, infelizmente, pode acontecer. Saiba o que fazer caso isso aconteça (divulgação)

A cobrança duplicadaou cobrança em duplicidade – é algo mais comum do que muitos imaginam! Geralmente ela é causada por erro sistêmico, mas também há casos que indicam má-fé de algumas empresas, que lançam o débito mais de uma vez sem que o cliente perceba.

Já houve casos de clientes que continuaram pagando por compras parceladas mesmo depois da quitação pois a administradora, por um erro sistêmico, continuou cobrança o valor do pagamento já efetuado.

Há casos de consumidores que colocam a fatura em débito automático e esquecem de conferir a fatura, o que faz com que muitos dos consumidores lesados não percebam a “falha” da instituição financeira por trás do cartão de crédito.

O QUE FAZER EM CASO DE COBRANÇA REPETIDA NA FATURA?

O primeiro passo é entrar em contato direto com a administradora do cartão de crédito para verificar o ocorrido. Às vezes pode ser uma interpretação errônea da fatura, caso a cobrança tenha sido paga mais de uma vez a administradora deverá devolver o valor pago indevidamente, o que poderá ser feito com crédito na sua fatura em aberto ou, se o cliente preferir, em dinheiro na conta bancária.

A seguir listamos as principais causas dessa duplicação:

  • Erro sistêmico por parte da administradora;
  • Consumidor passou a compra duas vezes – por exemplo, a maquininha apresentou uma falha e o consumidor repetiu o pagamento sem conferir se o anterior havia sido concluído ou não;
  • Erro por parte do processador da compra, que lançou a compra duas vezes (algo comum em compras pela internet);
  • Interpretação errada na fatura – Às vezes o lançamento repetido da compra se deve a uma parcela de uma compra parcelada ou então um lançamento para equiparação de valores, também conhecido como “ajuste de fatura”;
  • Pagamento não identificado – O cliente pode ter pago a fatura anterior com aquela determinada compra, mas a administradora não identificou o pagamento e, por isso, continua cobrando. Neste caso em específicio é necessário que o consumidor entre em contato munido do comprovante de pagamento;

Na vasta maioria dos casos entrar em contato com a administradora vai resolver o problema, basta que ela confirme que houve o lançamento (e possível cobrança) indevida.

Caso a reclamação da cobrança indevida não seja solucionada ou a administradora se recuse a devolver ao consumidor o valor pago indevidamente, a única saída é procurar os órgãos de proteção ao consumidor (Procon, por exemplo) ou ainda a Justiça.

O QUE FAZER PARA EVITAR A COBRANÇA DUPLICADA?

A maioria das cobranças duplicadas na fatura são por erro da própria administradora, mas há casos de consumidores que acabam repetindo o pagamento duas vezes, seja por erro na maquininha ou problema técnico no equipamento que processou a venda.

Se estiver no meio de um pagamento e o equipamento apresentar falha, verifique no aplicativo do seu cartão de crédito se o pagamento não foi concluído, do contrário você corre o risco de repetir o pagamento e, por isso, ser cobrado duas vezes pela mesma compra.

Nós recomendamos que fique atento à sua fatura, analise sempre as últimas faturas para verificar se não existem compras que já foram pagas anteriormente e que estão sendo cobradas novamente na fatura vigente.

Quanto o consumidor deixa de acompanhar a fatura atentamente acaba por confiar que a administradora não errará no cálculo do pagamento. Nos grandes bancos esse tipo de erro não é comum, mas nas pequenas administradoras isso acontece muito, pois há casos em que o fechamento da fatura é feito manualmente por um funcionário (principalmente em cartões private label), embora a maioria das empresas já possuam esse procedimento automatizado.

No caso das compras parceladas cabe uma atenção especial as parcelas, verifique nas faturas anteriores quantas parcelas já foram pagas para que você não pague mais de uma vez a mesma fração de compra.

Para quem realiza muitas compras esse controle é mais díficil, para isso a utilização de aplicativos de terceiros como o GuiaBolso, por exemplo, pode facilitar a interpretação da fatura, visto que o aplicativo categoriza os gastos e da uma visão geral sobre o endividamento do consumidor nos próximos meses considerando as compras parceladas.

Infelizmente, muitas administradoras possuem uma fatura complicada de entender, o que acaba dificultando a conferência do consumidor. Em caso de dúvidas entre em contato com a administradora e peça uma conferência da fatura vigente se, eventualmente, considerar que algum valor ali descrito já foi pago em alguma fatura anterior.