Digio: fatura de cartão de crédito aparece no DDA



Digio Visa é um dos primeiros cartões de crédito do mercado a ser compatível com o DDA.

Caso seja participante do DDA (Débito Direto Autorizado) e tenha cartão de crédito Digio Visa, já deve ter percebido que as faturas aparecem no DDA, o que facilita – e muito – na hora de efetuar o pagamento na rede bancária, pois o correntista não precisa digitar o código de barras no internet banking.

Diferentemente de outros cartões, o Digio não possui o código de barras zerado (sequência de oito zeros), em vez disso a fatura vem fechada com o valor total para pagamento e a respectiva data de vencimento. O boleto bancário é emitido registrado no CPF (Cadastro Pessoa Física) do titular, o que faz com que as faturas sejam todas compatíveis com o DDA.

Digio VISA BANCO CBSS

100% controlado por aplicativo e livre de anuidade, o Digio Visa do Banco CBSS está entre os melhores cartões de crédito para quem tem score baixo (divulgação)

Além do Digio, temos conhecimento que o Nubank MasterCard também é compatível com o DDA, pois o boleto é fechado no valor total para pagamento e é registrado no CPF do titular.

Parece algo tão simples, mas a ferramenta facilita bastante na hora de pagar a fatura.

Caso ainda não seja participante do DDA, você pode fazer a adesão diretamente pelo internet banking do seu banco, o cadastro é necessário uma única vez. Não há nenhum custo para ativar a funcionalidade.

Com o serviço ativo você passará a ser notificado toda vez que um boleto bancário for emitido em seu CPF. Pelo internet banking ou aplicativo do seu banco será possível realizar o pagamento, agendamento ou cancelamento da cobrança.

Vantagens do DDA:

  • Seja notificado por todos os boletos emitidos em seu CPF;
  • 100% gratuitos;
  • Pague pelo internet banking em um clique;
  • Evita fraude ou digitação incorreta do código de barras na hora de pagar;

Note que o DDA é diferente do Débito Automático, enquanto o débito automático faz o pagamento automaticamente na data de vencimento por meio do débito em conta, no DDA o cliente tem que tomar uma ação pelo internet banking: pagar, agendar ou recusar.

A ferramenta ainda é pouco utilizada no Brasil pelos consumidores. Recentemente o Banco Central tornou obrigatório a emissão de todos os boletos registrados no CPF em uma câmera de boletos, o que tornou o serviço compatíveis com quase todos os boletos. A fatura de muitos cartões de crédito (exceto Nubank e Digio) não aparecem no DDA pois muitos bancos deixam o valor para pagamento zerado no código de barras.