Dívida antiga não paga dificulta aquisição de cartão



Não é raro encontrar um consumidor que tenha dificuldade em adquirir um cartão de crédito, não importa onde ele faça a solicitação, a proposta sempre é recusada pelo emissor do cartão. Hoje apresentaremos a vocês um dos causadores: dívidas antigas que não foram pagas podem afetar o seu Score de Crédito que, consequentemente, dificulta a aprovação de um cartão de crédito, mesmo que o seu nome esteja “limpo”.

Por questão legal nenhum CPF pode ficar incluso no SCPC ou Serasa por mais de 5 anos por causa de uma dívida. Após o cadastro de uma dívida nos órgãos de proteção ao crédito o período máximo que ela pode ficar cadastrada é cinco anos.

Após, decorridos, cinco anos, mesmo que o débito não tenha sido pago, o “nome limpa” pois sai dos órgãos de crédito.

A retirada do CPF dos órgãos de proteção ao crédito não significa que a dívida deixou de existir, para o credor ela continuará existindo até que seja paga, podendo ser cobrada de forma amigável.

Empresas de crédito possuem cadastros ocultos

Como é ilegal manter o nome do devedor por mais de cinco anos as empresas de proteção ao crédito criaram cadastros ocultos, no qual mantém o nome dos devedores no qual a dívida

Um exemplo disso é o SCORE DE CRÉDITO (Credit Scoring) ele é considerado por muitos como ilegal, já chegou até a ser proibido em muitos estados. Cada consumidor tem uma pontuação que vai de 0 a 1000, quando menor a pontuação, maiores são as chances (estatisticamente) do consumidor ficar inadimplente em um horizonte de doze meses.

Para o cálculo da pontuação as empresas usam diversos parâmetros, um deles é a pontualidade nos pagamentos e as dívidas que foram retiradas dos órgãos de proteção ao crédito por expiração do prazo legal.

Portanto, se você já teve uma dívida que não foi quitada e, por esgotamento de prazo, foi retirada do SCPC ou Serasa, essa pode ser a razão para que não esteja conseguindo a aprovação de nenhum crédito no mercado. O ideal é procurar o credor e negociar a dívida para, no longo prazo, aumentar a pontuação de crédito do Score.

Infelizmente cadastros ocultos existem e são difíceis de inibir, uma vez que apenas os principais interessados acabam tendo acesso as informações compartilhadas com a finalidade de análise de crédito.