Dívida com cartão de crédito “caduca” em 5 anos?



Felizmente o máximo que uma dívida pode ficar cadastrada no cadastro de devedores são 5 anos, depois desse prazo o nome fica “limpo” mesmo que a pessoa não pague a dívida.

Uma dúvida frequentemente enviada por nossos leitores é a seguinte: “Dívida de cartão de crédito caduca depois de 5 anos caso eu não pague a dívida?” então, para esclarecer essa questão resolvemos elaborar uma matéria para esclarecer de uma vez por todas essa dúvida, afinal, muita gente está com o nome no SCPC ou SERASA por causa de uma dívida do cartão de crédito que virou uma “bola de neve” e não tem perspectiva nenhuma de quando vai conseguir fazer o pagamento.

O termo “caducar” é usado para fazer referência a expiração de uma dívida nos órgãos de proteção ao crédito. Por lei, no Brasil, nenhuma dívida pode ser eterna nos órgãos de proteção ao crédito, o máximo que uma pessoa pode ficar com o nome no SCPC ou SERASA são cinco anos (por cada dívida, hein).

Depois de 5 anos o nome do consumidor deve ser retirado do cadastro de inadimplentes, mesmo que o titular do cartão de crédito não pague a dívida. Então, depois de cinco anos a dívida sai dos órgãos de proteção ao crédito, mesmo que não pague a dívida.

Mas o fato da dívida sair do SCPC ou SERASA não significa que ela deixou de existir. Para o credor a dívida continuará existindo e poderá inclusive ser cobrada. Mas a dívida não poderá ser lançada no cadastro de inadimplentes, o que pode permitir que esse consumidor inadimplente tenha acesso a novos créditos.

Ter o nome limpo, no entanto, não significa ter crédito fácil. As dívidas “caducadas” podem impactar na pontuação do score de crédito e reduzir os pontos do CPF, o que dificulta – e muito – a aquisição de produtos ou serviços financeiros.

O que dificulta o pagamento de dívidas de cartão de crédito é o juros, eles são abusivos. Já imaginou se uma dívida de cartão de crédito pudesse ficar eternamente nos órgãos de proteção ao crédito? O consumidor inadimplente jamais teria o CPF excluído do cadastro de inadimplente caso não tenha condições financeiras.