Itaucard passa a enviar e-mail e SMS com confirmação de estorno

O Itaú é o primeiro banco brasileiro a notificar os clientes sobre a confirmação de estornos.

A partir desta sexta-feira (06) os cartões Itaucard do Banco Itaú passaram a notificar os usuários sobre a confirmação do estorno de compras realizadas no cartão de crédito. A mensagem SMS já era enviada aos clientes que tinham o serviço de mensagens SMS habilitado, mas agora o aviso passa a ser feito também por e-mail, desde que o cliente tenha aderido ao serviço de e-mail.

O estorno é um nome dado a reversão de uma compra, que é quando o cliente solicita o cancelamento de uma determinada transação. Agora, além da fatura, aviso é feito por e-mail e SMS para agilizar a comunicação.

O e-mail é enviado no seguinte formato:

Nome do cliente,

Você receberá um crédito do estabelecimento NOME DO ESTABELECIMENTO em sua fatura do seu cartão Itaucard com vencimento em DATA DE VENCIMENTO, no valor de R$ VALOR DO ESTORNO referente ao estorno da compra realizada em DATA DA COMPRA.

Este crédito aparecerá em sua fatura com o nome mencionado acima seguido do sinal de menos (-) e o valor a ser ressarcido.

Você pode consultar a sua fatura pela internet!
Conte com a gente sempre que precisar.

O estorno de transações também ficou mais rápido. Os estornos do site MercadoLivre, por exemplo, já são computados em até 1 dia útil. Em nosso teste o estorno foi confirmado na mesma data em que houve o cancelamento da compra por um vendedor em virtude da falta de estoque.

Futuramente o alerta também será disponibilizado aos clientes que possuem o aplicativo ITAUCARD. Essa é uma tentativa do Banco Itaú para agilizar a comunicação e, ao mesmo tempo, reduzir o tempo de processamento das transações.

O Banco Central quer, em breve, reduzir o tempo de processamento dos pagamentos aos estabelecimentos – de 30 para 2 dias – em virtude disso o Banco Itaú já está adequando os seus sistemas, principalmente para processar mais rápido as solicitações de estornos de compras. Antes dessa mudança um pedido de estorno chegava a demorar até duas faturas subsequentes para ser registrado, hoje ele já pode ser confirmado em até no mesmo dia.