Nem sempre vale a pena ter cartão de crédito sem anuidade



Concentrar compras em cartão de crédito sem anuidade nem sempre é vantajoso. Existem cartões de crédito que possuem um custo-benefício que justifique o pagamento da anuidade. Benefícios vão desde milhas aéreas, seguros, concierge até eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

Economizar em taxas bancárias e em anuidade de cartões de crédito virou um lema para muitos consumidores, pois existem bancos e até cartões de crédito que se propõem a não cobrar tarifa de seus clientes. Mas nem sempre pagar anuidade é algo ruim, existem cartões de crédito que oferecem diversas vantagens que podem justificar o pagamento da anuidade, tal como: seguros, programa de milhagem, proteções financeiras, serviços em viagens, descontos, etc. Caso você esteja concentrando as suas compras em um cartão de crédito sem anuidade pode estar perdendo dinheiro.

Pontos do cartão de crédito podem se transformar em prêmios ou em passagens aéreas;

Tudo dependerá do volume que você movimenta mensalmente. Em geral, para quem gasta bastante no cartão de crédito vale a pena ter um cartão com um bom programa de fidelidade, pois as milhas aéreas poderão lhe ajudar a viajar de graça.

Milhas aéreas podem compensar o pagamento da anuidade

A partir de 4 mil pontos (milhas) já é possível resgatar passagens aéreas nacionais (dependendo do destino) em vários programas de fidelidade, dentre eles: TudoAzul, Multiplus, Smiles, TAM, etc.

Exemplo: pago quase R$400,00 de anuidade em um cartão Platinum, porém, todos os anos consigo comprar uma passagem de São Paulo para Palmas para duas pessoas – de acordo com minha média de gastos – eu acabo saindo na vantagem, pois se eu tivesse que pagar essas duas passagens de ida e volta para duas pessoas elas, com certeza, sairiam mais do que quatrocentos reais.

O cartão a que me refiro ainda permite conseguir 10% de desconto na compra de todas as passagens aéreas pela companhia emissora do cartão. Também há upgrade de categoria, acesso às salas VIPs em aeroportos, seguro viagem gratuito, concierge e 8 traslados gratuitos residência-aeroporto-hotel.

Tenho os cartões Nubank, Digio, Petrobras e Santander Free, mas acabo não concentrando as minhas compras neles pois não ganho pontos. Portanto, pagar anuidade nem sempre é algo ruim, analise o custo-benefício do cartão, perguntas como:

  • Qual benefício ele me oferece?
  • Como ele me ajuda economizar?
  • Consigo viajar de graça com milhas aéreas?
  • Tenho traslado ou algum benefício financeiro que compense o valor da anuidade?

Podem ser feitas para ajudar a identificar um cartão com o melhor custo-benefício para as suas necessidades.

Mas, de nada adianta ter um cartão cheio de benefícios se você não os utiliza. Para quem gasta pouco ou não usufrui dos benefícios o cartão de crédito sem anuidade é, sem dúvida, a melhor opção.