17% dos brasileiros já pagam usando cartões por aproximação



Tecnologia Contactless se populariza no Brasil e já é utilizada por 17% dos brasileiros.

Com a obrigação de emissão de cartões com tecnologia Contactless feita por algumas bandeiras como a MasterCard, por exemplo, os cartões que permitem pagamentos sem inserção na maquininha começam a se popularizar no varejo.

Simbolo Contactless

Simbolo identifica máquinas e cartões que possuem a tecnologia Contactless.

Uma pesquisa da Mobile Time em parceria com a Opinion Box mostra que 17% da população dos grandes centros urbanos já utilizou pelo menos uma vez a tecnologia que permite pagamentos por aproximação, seja através de um cartão com Contactless (pagamentos sem contato) ou então por meio de um smartphone ou outro dispositivo com tecnologia NFC.

A maior parte dos usuários que afirmaram que realizam pagamentos por aproximação são homens, 21% afirmaram a pesquisa que realizam ou já realizaram ao menos uma vez pagamento pela tecnologia. O percentual de mulheres que responderam positivamente a pergunta corresponde a 13%, o que revela que os homens estão mais dispostos a realizar pagamentos sem a inserção do cartão na maquininha.

No quesito classe social, 23% dos que responderam que usam a tecnologia Contactless pertencem às classes A e B. Das classes C, D e E, apenas 15% relataram utilizar alguma vez a funcionalidade.

A pesquisa também quis saber se um sistema operacional ou outro era mais suscetível a comprar por aproximação. Os donos de Android que já utilizaram a funcionalidade correspondem a 16,6%; entre os donos de iPhone esse percentual subiu para 25,8%.

Idade também influência – A pesquisa também mostrou que a idade do usuário influencia diretamente na aceitação desse tipo de pagamento. Os jovens de 16 a 29 anos foram os que mais se mostraram abertos à tecnologia: 21% relataram já ter utilizado. Dos que tem entre 30 e 49 anos, a proporção caiu para 16%; entre os que possuem 50 anos ou mais, o uso da tecnologia foi relatado por apenas 12% dos entrevistados.

A popularização dos pagamentos por aproximação é uma das apostas das empresas de cartões. Em São Paulo já há ônibus municipais que aceitam cartões de crédito, débito, smartphone, smartwatch e qualquer outro dispositivo que permita pagamentos por aproximação.

Conforme os pagamentos por aproximação vão ganhando espaço no dia a dia, principalmente no transporte público, a tendência é que cada vez mais pessoas optem pelo contactless, pois para transações de até R$50,00 ele dispensa inclusive a utilização da senha.

Parte da dificuldade na popularização desse meio de pagamento vêm dos próprios estabelecimentos, pois muitos ainda desconhecem a funcionalidade, embora o símbolo da tecnologia já esteja presente na parte frontal da maioria das maquininhas.

Além de cartões contactless, a tecnologia também está presente em smartphones, smartwatches, adesivos, pulseiras e outros dispositivos vestíveis.





Secured By miniOrange