Como cancelar cartão de crédito adicional



O Cartão Adicional é dependente do cartão principal, ele compartilha o mesmo limite com o titular, que é a pessoa responsável pelo pagamento da fatura. O ideal é que o adicional seja alguém de sua confiança, embora qualquer pessoa possa ser colocada como dependente no cartão de crédito. Caso queira, por algum motivo, cancelar um adicional, saiba nesta matéria o passo a passo para evitar transtornos no futuro.

Caso a administradora cobre anuidade pelos cartões adicionais, ao cancelar a tarifa deixará de ser cobrada para este cartão adicional. O cancelamento deve ser solicitado pelo titular do cartão de crédito, algumas administradoras disponibilizam o cancelamento via internet banking, outras só permitem a ação pela central de atendimento ao cliente.

Desvantagem do adicional:

  • Geralmente encarece a anuidade do titular;
  • O titular é responsável pelo pagamento das compras dos adicionais;
  • Em caso de inadimplência é o nome do titular que vai para o SCPC ou SERASA. O nome dos dependentes não “suja”;

Para evitar transtornos é importante que o titular avise o adicional sobre o cancelamento, isso evita que ele tente utilizar o cartão de crédito já cancelado, o que poderá gerar constrangimento.

Passo a passo:

  • Passo 1 – Avise o adicional sobre o interesse em cancelar o cartão adicional. Oriente para que ele não tente mais utilizar o cartão, pois ele será cancelado.
  • Passo 2 – Entre em contato com a central de atendimento do cartão ou então faça a solicitação de cancelamento pela internet.
  • Passo 3 – Descarte o plástico do adicional com segurança – quebre-o ao meio;

Em vez de cancelar, que tal definir um limite para cada adicional? Caso a motivação pelo cancelamento seja em virtude do comprometimento do limite total do cartão, que tal limitar os gastos de cada cartão adicional? Isso evita que eles utilizem o limite total de seu cartão de crédito.

Salientamos que o cancelamento de um adicional não cancela as compras realizadas pelo adicional, as compras serão lançadas mensalmente até que haja a quitação de todos os débitos. Não é possível tirar a responsabilidade pelo pagamento do titular, pois um cartão adicional é considerado dependente do titular e, portanto, a administradora não possui nenhum vínculo com seus dependentes. O titular é responsável pelos cartões adicionais por ele solicitado.

Observação: não é necessário quitar todas as compras realizadas pelo adicional para pedir um cancelamento. Após a suspensão as compras serão cobradas mensalmente até que haja a quitação.

Caso o cancelamento seja temporário, ou seja, você tenha a pretenção de reativar os cartões adicionais no futuro, peça o bloqueio temporário, a maioria dos emissores oferecem esse tipo de bloqueio.