Itaú e Credicard liberam troca para cartões Contactless



Itaú, Itaucard e Credicard vão substituir gratuitamente cartões de crédito, débito e múltiplo para versão Contactless.

O Banco Itaú anunciou que a partir desta segunda-feira (18/11) os titulares de cartões Itaucard ou Credicard que não possuem a tecnologia Contactless ainda, vão poder solicitar gratuitamente a substituição do plástico por um que permita pagamentos por aproximação.

Credicard Zero Contactless

Do Credicard Zero ao Itaucard co-Branded, Itaú vai permitir a troca gratuita de todos os cartões pela tecnologia Contactless. (imagem: divulgação Credicard)

Além de permitir a substituição gratuita de todos os cartões sem a tecnologia Contactless, a partir do dia 18 a instituição deixará de emitir cartões sem a tecnologia, ou seja, todos os cartões do banco deverão sair da fábrica com a tecnologia contactless.

Com a tecnologia Contactless os titulares de cartões de crédito e débito do banco privado conseguirão pagar em estabelecimentos sem que precisem inserir o cartão na maquininha, basta aproximar o plástico para realizar o pagamento.

Para transações cujo valor seja de até R$50,00, a senha nem é solicitada, o que agiliza o processo de pagamento.

A tecnologia está se popularizando em todo o Brasil desde que algumas administradoras começaram a emitir plásticos com essa tecnologia. Em São Paulo já é possível pagar a passagem em mais de 200 ônibus municipais diretamente com cartões de crédito e débito que possuem a tecnologia, daí o interesse na popularização dos pagamentos por aproximação.

Os clientes do Itaú, Itaucard ou Credicard poderão solicitar a substituição do plástico gratuitamente pelo chat (no aplicativo) ou então via central de atendimento. Enquanto o novo cartão não for desbloqueado o plástico atual (sem a tecnologia Contactless) continuará funcionando.

O Banco Itaú quer evitar que seus clientes priorizem cartões de crédito e débito da concorrência que já oferecem a tecnologia. Além de substituir o cartão de quem solicitar, a instituição também deve substituir gradativamente o de clientes que não efetuarem a solicitação.

Algumas bandeiras já tornaram a emissão de cartões Contactless obrigatória, é o caso da MasterCard que, desde 2018, vêm orientando os emissores sobre a necessidade de migrar para a tecnologia que permite pagamentos por aproximação.

Parte do interesse das bandeiras, bancos e administradoras em migrar para a tecnologia se deve a uma pesquisa de uma Universidade do Canadá que, recentemente, descobriu um aumento no gasto dos consumidores que utilizam a tecnologia nos pagamentos. A facilidade no processo de compra foi citada como uma das principais responsáveis pela descoberta do estudo.