Bancos podem reduzir o limite de crédito de cartão que não é utilizado



Subutilização de limite de crédito é um dos principais motivos da redução unilateral da linha de crédito.

Ter um limite muito alto no cartão de crédito é o desejo de muitas pessoas, pois isso aumenta o poder de compra, ainda mais com a possibilidade de parcelar compras em até 12 vezes sem juros, dependendo do estabelecimento. Há alguns bancos e administradoras de cartões que tem adotado uma política de redução automática de limite caso o valor disponibilizado seja subutilizado, entenda.

Limite do cartão de crédito funciona como uma margem de gastos, limitando até onde o consumidor pode gastar. O limite também é utilizado como forma de limitar o risco dos administradores.

O Banco Santander Brasil, por exemplo, costuma reduzir o limite dos clientes que nem chegam a utilizar 50% do limite que é disponibilizado, isso é feito pois o banco entende que o consumidor está com uma linha de crédito além de sua capacidade de pagamento.

Para readequar o limite as necessidades do consumidor, o banco faz a redução de limite, mas essa operação é feita com aviso prévio para evitar que o titular seja surpreendido negativamente com a redução unilateral.

BANCO TRANSFERE CRÉDITO PARA QUEM PRECISA

Ao reduzir o limite dos titulares que não fazem uso, o banco pode aumentar o crédito daqueles consumidores que realmente precisam do limite. Vale lembrar que os bancos possuem um limite global de crédito em cada linha de crédito, assim, deixar um limite acima das necessidades de um usuário limita o aumento daqueles que realmente precisam de mais limite.

A boa notícia é que a redução unilateral de limite por excesso de limite só acontece em casos extremos. Se, por exemplo, você tiver um limite de R$ 20 mil mas nos últimos seis meses só estiver utilizando em média R$ 500, certamente poderá virar alvo do banco na próxima redução, pois a instituição entende que liberou um limite muito além das necessidades do consumidor.

O CDC (Código de Defesa do Consumidor) não interfere na política de crédito das instituições financeiras, mas ele determina que qualquer alteração (para mais ou para menos) só poderá ser feita mediante a comunicação prévia ao consumidor para, assim, evitar transtornos no momento da utilização do meio de pagamento.

A subutilização também acontece quando o consumidor possui vários cartões de crédito; ele acaba “pulverizando” os gastos em vários cartões, o que faz com que o banco deixe uma linha de crédito disponível sem que o cliente faça uso.