Pode demorar dias ou até meses para que os cartões de crédito cancelados do Banco Itaú desapareçam do Internet Banking e do aplicativo, entenda o porquê.
Caso tenha cancelado recentemente um cartão de crédito Itaucard do Banco Itaú, saiba que o plástico pode continuar aparecendo no Internet Banking e no aplicativo mesmo após o cancelamento. Esse é um procedimento normal da instituição para permitir que os ex-clientes de determinados cartões tenham acesso à fatura pelo internet banking (se correntista do Itaú).
Os cartões Itaucard cancelados podem ficar disponível no Internet Banking por até 180 dias ou então até que todas as compras sejam quitadas. Caso tenha cancelado o cartão com compras em aberto, tal como o parcelamento, por exemplo, a fatura continuará sendo gerada mensalmente até que todos os débitos sejam quitados junto à administradora. Por causa disso que o cartão cancelado continua a aparecer no internet banking e no app do Banco Itaú.
As transações no internet banking de cartões cancelados são apenas para conferência. É possível visualizar a fatura atual, futura e anteriores, bem como acessar a segunda via da fatura para pagamento.
Internet banking mostra limite de cartão cancelado – Pode acontecer do limite do cartão cancelado ainda constar no internet banking no período em que o plástico está disponível no Internet Banking apenas para visualização. Para descobrir se o cartão foi realmente cancelado basta tentar acessar o aplicativo Itaucard (Android e IOS), se o seu cartão tiver disponível lá significa que o plástico permanece ativo, caso ele já esteja cancelado uma mensagem de erro informa o cancelamento. A segunda opção é ligar na central de atendimento de cartões.
O Banco Central possui um sistema no qual são informados todos créditos e limites dos consumidores, tal sistema foi criado com o intuito de facilitar a análise de crédito e também proteger o sistema financeiro nacional. O limite do cartão de crédito cancelado deixará de aparecer no Registrato do Bacen em até 90 dias após o cancelamento, pois esse é o prazo para que o banco de dados seja atualizado pelas instituições financeiras.
Tarifa de anuidade – A tarifa de anuidade deixa de ser cobrada no momento do cancelamento, mesmo que o consumidor ainda tenha faturas a gerar por conta de compras parceladas. Pode acontecer de no mês do cancelamento a tarifa ainda seja cobrada, mas depois o valor é estornado na próxima fatura. Caso tenha pago a fatura antecipadamente, pode ser que tenha direito ao reembolso da anuidade referente ao período pago que não foi utilizado, tal como prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC).