Credicard Beta – conheça o novo cartão sem anuidade do Itaú



Credicard Beta quer ser o cartão de crédito criado e melhorado por clientes.

A Credicard, do Banco Itaú, está testando em fase beta uma nova modalidade de cartão de crédito 2.0, chamado de Credicard Beta, o produto é isento de anuidade para sempre e se destaca por oferecer dois cartões virtuais (um de uso único em 24 horas e outro para compras recorrentes).

Credicard Beta Visa

Disponível apenas na cor branca e na bandeira Visa, Credicard Beta é o primeiro cartão sem números emitido por banco brasileiro. (imagem: divulgação Credicard Brasil / Banco Itaú)

Inicialmente, a ideia era que o novo cartão fosse 100% digital, ou seja, não tivesse versão física, mas a administradora decidiu oferecer também o tradicional cartão de plástico para melhorar a experiência dos consumidores nos estabelecimentos que ainda não aceitam pagamentos por aproximação com as carteiras da Samsung, Google e Apple.

Vantagens do novo produto:

  • Solicitação 100% digital por aplicativo;
  • Livre de anuidade, mensalidade e qualquer outra tarifa recorrente;
  • Cartão físico sem números (mais segurança);
  • Dois cartões virtuais para compras pela internet: um de uso único e outro para transações recorrentes;
  • Pague por aproximação;
  • Compatível com carteiras de pagamentos: Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay;
  • Bloqueio/desbloqueio de cartão em um clique;
  • Utilização imediata da versão virtual logo após a aprovação;
  • Compras aparecem na hora na timeline do aplicativo (nada de delay ou ter que aguardar o fechamento para descobrir o quanto já gastou);
  • Benefícios Platinum da bandeira Visa;
  • Aceitação internacional pela bandeira Visa;
  • Gerenciamento de limite pelo aplicativo (peça aumento pelo chat sempre que precisar e receba a resposta na hora);
  • Atendimento digital – fale com a central de atendimento por chat;
  • Fatura digital – visualize a fatura pelo app (o cartão não possui fatura impressa);
  • Possibilidade de aderir a avaliação emergencial de crédito e, assim, ter mais flexibilidade para utilizar o seu limite;
  • Aviso viagem automático caso ative a geolocalização no app;
  • Solicite até 4 (quatro) cartões adicionais sem custo para compartilhar o limite com dependentes;
  • Em breve, possibilidade de antecipar o valor da fatura ou de compras parceladas;
  • Login no aplicativo por biometria (se tiver um smartphone compatível);
  • Comunidade virtual integrada no aplicativo para que os clientes possam interagir e enviar sugestões para o cartão;
  • Loja de benefícios com descontos em mais de 30 parceiros;

COMO FUNCIONA O CARTÃO CREDICARD BETA VISA

O Credicard Beta é um “cartão experimental” do Banco Itaú, ele foi criado para que a instituição consiga testar novos recursos que, futuramente, serão aplicados em outros cartões do banco privado. Por ser um cartão em fase beta, a solicitação do cartão de crédito está sujeita a convite, embora os interessados já possam entrar em uma “fila de espera” ao tentar fazer o cadastro no aplicativo.

Essa versão é importante pois pode ajudar o banco a criar novos recursos que, eventualmente, poderão ser implementados em outros cartões do Itaú.

Para quem usa carteiras virtuais como Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay, a experiência é ainda mais digital, caso o interessado tenha o limite aprovado ele pode utilizar o cartão imediatamente nesses aplicativos ou então utilizar o cartão virtual de uso único ou recorrente em qualquer site ou aplicativo.

tela do app Credicard Beta Android

Credicard Beta é o primeiro cartão sem números do Banco Itaú. A ideia é que os clientes ajudem a construir o melhor cartão com ideias e feedbacks. (imagem: reprodução Google Play Store / app Credicard Beta)

A seguir detalhamos alguns dos principais diferenciais do cartão Beta Visa.

Cartão físico sem nenhum número impresso

A Apple revolucionou o mercado mundial de cartões ao lançar o Apple Card, um cartão de crédito que, em sua versão física, não possui nenhum número impresso. O Credicard Beta Visa só possui o logo da administradora, bandeira, identificador do contactless e o nome do portador.

Não há número, data de validade e muito menos código de segurança (CVV). Isso significa que o cartão físico não serve para comprar online; para comprar pela internet o portador precisará, obrigatoriamente, gerar um cartão de crédito virtual de uso único ou recorrente no app de gerenciamento.

Tal como o cartão físico, o cartão virtual também pode ser gerado sem nenhum custo pelo aplicativo.

Por não ter números impressos, o Credicard Beta é mais seguro do que os cartões tradicionais, mesmo que você perca o cartão ou alguém tenha “fotografado” o plástico, não será possível comprar online pois não há nenhum número impresso nele, além disso, as compras pela internet são desabilitadas na versão física. A maioria das fraudes com cartões ocorrem no e-commerce.

Embora o cartão físico possa ser utilizado para pagamentos por aproximação sem senha para transações de até R$50,00 (em breve esse limite aumentará); pelo app do Credicard Beta o titular consegue fazer o desbloqueio do cartão físico em um clique em caso de perda, roubo ou extravio do plástico.

3 cartões em 1

Ao contratar o Credicard Beta Visa o portador terá direito a três cartões! Uma versão física e outras duas digitais, entenda:

  • Cartão físico – emitido gratuitamente e enviado para o endereço do titular; ele destaca-se por não ter números e permitir compras em estabelecimentos comerciais. Por ter a tecnologia Contactless, ele permite pagamentos por aproximação, sendo que para transações de até R$50,00 a senha não é necessária;
  • Cartão virtual 24 horas – Essa é a primeira versão digital do Credicard Beta, ele serve para compras pela internet (em sites e aplicativos); o cartão pode ser utilizado em uma única transação em até 24 horas após a emissão;
  • Cartão virtual de uso recorrente – O segundo cartão virtual serve para pagar assinatura de serviços (Netflix, Uber, Spotify, Uber Eats, iFood, etc), tal como o próprio nome sugere, ele serve para pagamento de compras/pagamentos periódicos;

A tendência é que, assim que os aplicativos de pagamentos ganharem popularidade, o usuário tenha a opção de optar por não receber a versão físico, mas, por ora, o cartão pode ser considerado 99% digital, visto que já tem integração com todas as wallets NFC/MST.

Uso imediato após a aprovação

Caso a versão beta esteja disponível para o seu CPF, será possível preencher a proposta e, se o cartão for aprovado, você já poderá utilizá-lo imediatamente, pois o limite é liberado para utilização através do cartão virtual que pode ser gerado pelo app em versão para compra única ou recorrente.

Assim, os novos clientes do Credicard Beta conseguem utilizar o cartão de crédito antes mesmo da entrega do cartão físico, algo impraticável nos outros cartões do Itaú, Itaucard e Credicard.

COMO SOLICITAR O CREDICARD BETA

Os interessados podem verificar se o Credicard Beta está disponível para o seu CPF no aplicativo oficial do cartão que foi disponibilizado para Android e iPhone; basta pesquisar por “Credicard Beta” e baixar o aplicativo desenvolvido pela Itaucard do Banco Itaú.

Na tela de boas-vindas clique em começar e, posteriormente, informe os onze números do seu CPF. Na hora o interessado já fica sabendo se conseguiu (ou não) o convite. Caso o convite ainda não esteja disponível para o seu CPF não é possível prosseguir com o cadastro, mas o interessado pode tentar novamente o convite posteriormente ou então aguardar a data de lançamento oficial do cartão, que ainda não foi definida.

Quem possui conta bancária no Itaú, no iti ou possui qualquer outro cartão da instituição (Itaú, Itaucard ou Credicard) têm mais chances de receber um convite, visto que já possui um relacionamento com o banco privado que, possivelmente, deve ser considerado na análise.

Há casos de pessoas que não possuem conta e nem cartão do Itaú e, mesmo assim, receberam o convite na hora de digitar o CPF no aplicativo. Acredito que o convite é liberado constantemente de acordo com o interesse da área de desenvolvimento do produto.

Diferentemente de outros  apps em fase beta, o Credicard não é fechado para download, qualquer pessoa pode baixar o aplicativo, mas obtenção do cartão depederá da consulta instantânea no primeiro acesso ao aplicativo.

VALE A PENA SOLICITAR O CARTÃO AINDA NA FASE BETA?

O Credicard Beta não possui anuidade e nenhuma outra tarifa recorrente, tal como o Nubank, ele é 100% gratuito. O cartão é ideal para consumidores que estão dispostos a testarem novas funcionalidades

O cartão é revolucionário em alguns aspectos e ainda traz os serviços que já estão disponíveis nos aplicativos do Itaucard e da Credicard.

Dentre as desvantagens, destacamos:

O cartão peca por não oferecer nenhum programa de pontos ou cashback. O máximo que o cliente consegue é participar do programa Vai de Visa da bandeira ou então aproveitar os descontos oferecidos no app em parceria com mais de 40 parceiros da administradora.

A evolução constante proposta pelo Credicard Beta, aliado ao feedback dos usuários por meio da comunidade integrada ao app, pode fazer com que o cartão de crédito ganhe vários novos recursos nos próximos meses. Em poucos dias do lançamento já foram integrados alguns recursos na primeira atualização, dentre eles: melhoria na proposta de criação do cadastro, ativação de pesquisa de compras, login por biometria, categorização de compras e correções de bugs.

Há uma equipe de desenvolvedores dedicada em tempo integral ao app.

Por ora, o Beta funciona como o Credicard Zero, com a diferença que ele é exclusivo para convidados (é possível tentar o convite no app) e que possui uma comunidade integrada com a política de inovação constante.

Vale a pena baixar o aplicativo e conferir se o seu CPF já foi secretamente selecionado para ter um Credicard Beta.





Secured By miniOrange