Cartão de crédito cancelado por desinteresse comercial



Infelizmente os bancos e administradoras de cartões podem cancelar um cartão de crédito a qualquer momento alegando desinteresse comercial, isto está previsto nas cláusulas do contrato do cartão.

Normalmente o cancelamento de um cartão de crédito é feito pelo titular, porém, alguns clientes estão sendo surpreendidos negativamente com o cancelamento unilateral do cartão de crédito por desinteresse comercial da administradora, neste artigo explicaremos o porquê isso pode acontecer e também se é possível reverter a situação. Diante da crise e do aumento no número de inadimplentes algumas administradoras estão “expulsando” os clientes com maior risco de inadimplência.

Quando o cliente estoura o limite do cartão de crédito paga. por consequência, uma tarifa de Overlimit.


O desinteresse comercial está previsto nas cláusulas dos cartões de crédito. Tal como o consumidor, a administradora também poderá, por fim, no relacionamento a qualquer momento, basta comunicar o titular com antecedência para, com isso, evitar que ele seja surpreendido ao tentar utilizar o cartão cancelado.

Foi isso que aconteceu com a consumidora Ana Paula, ela teve um cartão de crédito American Express Membership Card cancelado pelo Banco Bradesco sem nenhum motivo aparente.

Principais razões para o cancelamento de um cartão por desinteresse comercial:

  • Nome Sujo – O cliente titular ou um dos adicionais estão com o nome no SCPC ou SERASA, o que aumenta o risco de inadimplência e, consequentemente, pode fazer com que a administradora desista de tê-lo como cliente.
  • Perda de poder aquisitivo – Os bancos e administradoras fazem constantemente a análise do perfil de seus consumidores, caso elas percebam que houve perda do poder aquisitivo como, por exemplo, desemprego, poderá fazer o cancelamento unilateral.
  • Falta de uso – O cliente tem o cartão de crédito mas não utiliza. Por determinação do Banco Central as empresas precisam manter em caixa um valor compatível com o limite de seus clientes, por segurança, caso eles tenham mais não façam uso, pode ser um prejuízo para a administradora.
  • Descontinuidade do produto – O banco decidiu descontinuar aquele produto e, portanto, pode cancelar unilateralmente.
  • Desinteresse Comercial – É um motivo genérico, nele a administradora simples diz que não há mais o interesse em ter o cliente, pode ser por qualquer um dos motivos apontados acima.

A maioria dos clientes que relataram que tiveram o cartão cancelado unilateralmente por desinteresse comercial foi por ter restrições no CPF (Cadastro de Pessoa Física). A boa notícia é que são poucas as administradoras que fazem esse cancelamento unilateral, desde que a dívida não seja com a própria instituição, é claro!