A maioria dos cartões de crédito possuem um programa de fidelidade que permite acumular pontos (milhas) que podem ser trocados por prêmios e até passagens aéreas. O grande problema é que a maioria dos brasileiros acabam perdendo seus pontos e/ou milhas aéreas por não saber como resgatar, só no ano passo os brasileiros perderam 53 bilhões de milhas expiradas. Neste artigo ensinaremos como fazer o resgate de forma fácil e, assim, evitar a perda dos pontos acumulados.
Resgatar as milhas aéreas do cartão de crédito é fácil, o cliente pode fazer isso pelo site do banco (ou administradora) ou então através do telefone da central de atendimento. A maioria dos bancos permite a troca dos pontos por:
- Passagens aéreas;
- Pacotes de viagens;
- Diárias em hotéis;
- Produtos, móveis, eletrodomésticos ou eletroeletrônicos;
- Transferência dos pontos para outras companhias aéreas e programas de fidelidade;
- Desconto ou até isenção na tarifa de anuidade;
Observação: alguns cartões também permitem que o cliente troque os pontos acumulados por dinheiro ou crédito na fatura, o famoso “cashback”, é o caso do Cartão Platinum e Black do Banco Original; Santander Reward e dos cartões Citi Bank Cash Back.
COMO RESGATAR AS MILHAS DO CARTÃO DE CRÉDITO
O resgate deve ser feito no site do programa de fidelidade ou por telefone – dependendo do cartão de crédito que possui – verifique se o site do seu cartão possui um site exclusivo para o programa de fidelidade, normalmente o acesso é linkado no Internet Banking (site do cartão).
Os cartões Itaucard do Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Cetelem, Banco Original e HSBC possuem uma plataforma na internet onde é possível transferir os pontos ou resgá-los via internet.
Se, porventura, encontrar dificuldade no resgate dos pontos, entre em contato com a central de atendimento da sua administradora. Alguns bancos permitem que o cliente faça o pedido do resgate por telefone. O número da central de atendimento ao cliente está impresso no verso de seu cartão de crédito.
CONHEÇA O SEU PROGRAMA DE FIDELIDADE
A primeira dica é: conheça o seu programa de fidelidade, cada cartão possui um programa específico, veja quanto você precisa gastar para ganhar uma milha, qual é a validade e quais são as possibilidades de utilização.
A maioria das administradoras fazem o levantamento dos pontos usando a cotação do dólar dos Estados Unidos, por exemplo, 1 ponto para cada USD 1,00 gasto. As compras em reais também pontuam, mas elas usam o dólar para fazer a cotação dos pontos, já que a moeda é considerada universal.
A validade é muito importante, existem administradora que colocam 1, 2, 3 ou 5 anos de validade nos pontos. Também há alguns cartões que os pontos nunca expiram, é o caso do Santander Reward.
TRANSFIRA SUAS MILHAS PARA OUTROS PROGRAMAS
A maioria dos cartões permitem que o titular transfira os pontos acumulados para outros programas de fidelidade como, por exemplo, Multiplus Fidelidade, TudoAzul, Smiles, Dotz, etc. Ao transferir os pontos você poderá resgatar seus pontos em uma companhia aérea que melhor atende as suas necessidades e, também, poderá prorrogar o prazo de validade, já que, ao transferir, a validade começa a contar a partir da data de transferência no novo programa.
Antes de transferir nós recomendamos que faça uma pesquisa no programa de fidelidade de destino, qual é a quantidade de pontos necessários para resgatar a passagem aérea que deseja.
Alguns programas de milhagem permitem o resgate de produtos, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, etc, é o caso do Multiplus Fidelidade, que pode ser uma ótima alternativa para quem não pode, ou não quer, viajar de avião.
VENDA SUAS MILHAS
Existem dois sites que compram milhas aéreas e pontos do programa de fidelidade, estamos falando do Hot Milhas (www.hotmilhas.com.br) e do Max Milhas (www.maxmilhas.com.br), essa pode ser uma boa alternativa para quem está precisando de dinheiro e não quer, ou não tem tempo, para viajar.
Se não quiser vender no site, você também pode oferecer os pontos a algum parente, você emite a passagem em nome dele e cobra um valor por isso.
Dicas:
- Conheça os detalhes do seu programa de fidelidade;
- Acompanhe periodicamente o extrato de pontos;
- Observe a validade dos pontos;
- Transfira para outros programas de fidelidade se não for usar, essa é uma forma de prolongar a validade dos pontos.
- Venda suas milhas se quiser dinheiro;
- Troque suas milhas por desconto ou isenção na tarifa de anuidade;