Compra cancelada demora quanto tempo para sair do cartão?

Após o estorno ser efetuado pelo estabelecimento/empresa no qual a compra foi realizada pode demorar até duas faturas para que ele conste no cartão de crédito.

Ao cancelar uma compra no cartão de crédito é realizado um procedimento chamado de ESTORNO, ele nada mais é do que o lançamento de um crédito de igual valor, anulando a compra. Muita gente pede o cancelamento de uma compra, o estabelecimento confirma o estorno, mas a transação continua sendo cobrada na fatura do cartão de crédito, comprometendo ainda o limite disponível para utilização.

O estorno não é um procedimento imediato, ele pode demorar até 2 (duas) faturas subsequentes para ser lançado pela administradora. Em alguns casos o cliente terá que efetuar o pagamento da compra, mas, quando o estorno for confirmado, o valor pago indevidamente é devolvido pela administradora em forma de crédito direto na fatura.

O estorno de uma compra no cartão de crédito é muito mais demorado no Brasil do que no exterior. Nos Estados Unidos, por exemplo, o estorno demora, em média, 3 dias úteis para ser confirmado; já aqui ele chega a demorar até 60 dias úteis, infelizmente!

Até que o estorno seja confirmado a compra continuará sendo devida para a administradora e, portanto, deve ser paga pelo titular do cartão de crédito. A demora no estorno se deve ao fato que existem várias empresas envolvidas, são elas:

  • Estabelecimento no qual a compra foi realizada;
  • Maquininha ou terminal de cartão no qual o pedido foi processado;
  • Bandeira do Cartão de Crédito;
  • Administradora;

Por várias vezes já fui obrigado a pagar por uma compra cancelada pois o estorno demorou muito tempo para ser confirmado. Infelizmente este é um problema dos cartões de crédito do Brasil. A boa notícia é que o Banco Central está analisando uma medida provisória que pretende reduzir o prazo de pagamento dos estabelecimentos com a câmara unificada, o que poderá reduzir o tempo de processamento das transações.

Caso não tenha condições financeiras de pagar a compra que foi estornada, entre em contato com a administradora e forneça o comprovante do cancelamento da compra. Em alguns casos a administradora autoriza a dedução desse valor, evitando, assim, que o titular tenha que pagar por uma compra que foi desfeita. Porém, tome cuidado com a cobrança de juros e outros encargos por atraso que, porventura, possa ser cobrado.