Compra não reconhecida no Cartão de Crédito: o que fazer?



Caso tenha sido vítima de uma fraude com o cartão de crédito é fundamental que saiba o que fazer. Uma compra não reconhecida no cartão de crédito é indício de fraude, por essa razão o cliente deve agir o mais rapidamente possível para retirar a cobrança da fatura do cartão de crédito (cancelá-la) e também para impedir que o fraudador continue utilize indevidamente o cartão. Neste artigo indicaremos o passo a passo para cancelar uma compra não reconhecida pelo titular e/ou adicionais.
cartao-de-credito-azul-frente
A primeira dica é não se desesperar, isso não vai adiantar nada! Muitos clientes acham que pelo fato de não terem seguro contratado que ficarão no prejuízo, contudo, isso não é verdade. A administradora e/ou banco emissor é que é responsável pela segurança do meio de pagamento. Em caso de fraude o cliente NÃO terá que pagar pelas compras que não reconhecer.

Seguro – Ter um seguro perda e roubo pode sim agendar o seu atendimento em caso de sinistro, afinal tem uma segurando envolvida. Porém, mesmo que não tenha contratado um seguro opcional, saiba que nenhum cliente pode ser responsabilizado por uma compra não realizada.

O que fazer?

O procedimento para cancelar uma compra não reconhecida é bastante simples. O cliente deve entrar em contato com a Central de Relacionamento com o Cliente da sua administradora, normalmente no verso do cartão tem o número impresso. Ele deverá falar com um atendente e explicar o ocorrido, posteriormente deverá descrever todas as compras no qual não reconhece.
Por segurança normalmente a administradora bloqueia o cartão atual e emite uma segunda via para o cliente.

Depois é preciso aguardar um prazo médio de 10 dias úteis, nesse período o departamento de segurança da administradora analisará a possível compra fraudulenta. Se for constatada a fraude as compras não reconhecidas são automaticamente canceladas pela administradora.

Algumas administradoras também solicitam que o cliente preencha e assine um formulário descrevendo as compras não reconhecidas. Contudo, a maioria das administradoras exige apenas que o cliente entre em contato com a central de relacionamento e descreva a situação.

Compras fraudulentas acontecem principalmente na internet, isso porque o fraudador só precisa do número do cartão, data de validade e código de segurança. Todas essas informações estão impressas no próprio cartão de crédito, então qualquer pessoa mal intencionada que tiver contato com o cartão poderá utilizá-la para cometer fraude.