Criança pode ter um cartão de crédito?



Crianças podem ter cartão de crédito de duas formas: como adicional de um cartão de crédito ou então através de um cartão pré-pago – que funciona como um cartão de crédito só que recarregável.

Muitos pais já estão solicitando um cartão de crédito adicional para os filhos, pois essa é uma forma de controlar os gastos no mês, visto que eles podem definir o limite de crédito para cada cartão, limitando o gasto do dependente. Os cartões também são mais seguros do que o dinheiro, em caso de perda ou roubo basta realizar o bloqueio e pedir uma segunda via. Hoje a maioria dos estabelecimentos já aceitam pagamentos com cartão de crédito e débito. Saiba neste artigo que até criança pode ter um cartão de crédito!

Idade mínima para ter cartão

Como titular a maioria dos emissores exige idade mínima de 18 anos. Já como adicional ou pré-pago não há restrição na maioria dos emissores (divulgação)

Os bancos e emissores de cartões são livres para definir a idade mínima para se ter um cartão adicional (ou dependente). No geral a maioria das instituições emite cartão para crianças e adolescentes com idade a partir de 12 (doze) anos. Há alguns bancos que, no entanto, só permitem a emissão do adicional para dependentes a partir de 16 (dezesseis) anos.

É preciso que a criança e/ou adolescente esteja preparada para lidar com o cartão de crédito, por isso que são os pais que devem definir qual é a melhor idade para que o jovem inicie a vida financeira.

Vantagens de dar um cartão para os filhos:

  • Ensine educação financeira desde cedo;
  • Controle – defina um limite e controle todos os gastos do filho, saiba onde ele está gastando a mesada;
  • Segurança – o cartão é tido como mais seguro que dinheiro, em caso de perda ou roubo basta bloqueá-lo e solicitar uma segunda via;
  • Evita que a criança receba troco em notas falsas;
  • Evita que a criança que não está habituada com a matemática seja enganada no troco;

Definir o limite do cartão de crédito é primordial

A nossa dica é que sempre estabeleça um limite para o adicional, nunca o deixe livre para gastar o quanto quiser! Isso evita abusos e não deixa a criança mal-acostumada.

Em vez de solicitar um cartão de crédito adicional o responsável pode optar por um cartão pré-pago, esse último tem a vantagem que pode ser recarregado com qualquer valor, o responsável é que define o quanto a criança e/ou adolescente pode gastar de acordo com o valor carregado no cartão.

Para cartão pré-pago não existe idade mínima, muitas empresas nem exigem o CPF (Cadastro de Pessoa Física). Mas prevalece o bom senso do responsável que deve saber identificar se a criança está preparada para manusear esse tipo de produto financeiro.