Diferença entre cartão de débito e pré-pago



O uso do cartão pré-pago vem se popularizando cada vez mais no Brasil. Se antes a oferta desse produto era limitada aos cartões de viagens (travel cards), hoje a oferta já é feita até mesmo por bancos (vide Banco Neon e Unobank, por exemplo). Neste artigo o Cartão a Crédito explicará qual é a diferença entre o cartão de débito e pré-pago, apesar de parecidos eles são bastante diferentes entre si.

duvida-do-usuario

Tanto o cartão pré-pago quanto o cartão de débito só funcionam com saldo na conta vinculada ao cartão. O valor de suas compras é sempre debitado do saldo, então, resumidamente, podemos afirmar que o limite desses cartões é o saldo bancário e/ou recarregado.

A principal diferença está na forma de utilização. O cartão de débito deve ser utilizado na função [DÉBITO]. Lembra daquela clássica pergunta: “É crédito ou débito?“; já o cartão pré-pago deve ser usado na função [CRÉDITO], mas o valor da compra será sempre debitado do saldo da conta, o que impede o parcelamento.

DIFERENÇA ENTRE CARTÃO DE DÉBITO E PRÉ-PAGO
CARTÃO DE DÉBITO CARTÃO PRÉ-PAGO
Usar na função DÉBITO Usar na função crédito
O valor da compra é debitado do saldo da conta. O valor da compra é debitado do saldo da conta.
Não há envio de fatura Não há envio de fatura
Alguns sites na internet aceitam pagamento com cartão de débito, mas esse número é bem menor. Permite realizar compras pela internet, já que funciona na função “crédito”
Não permite o parcelamento Não permite o parcelamento
Limite do cartão é igual ao saldo da conta Limite do cartão é igual ao saldo da conta.

O cartão pré-pago também é conhecido como “cartão de crédito pré-pago”, ele é a evolução do cartão de débito. A sua principal vantagem é permitir a compra pela internet, telefone, aplicativos, já que a maioria só aceita cartão de crédito como forma de pagamento.

O cartão pré-pago pode ser uma ótima alternativa para o consumidor que está com o “nome sujo”, não pode comprovar renda ou encontra dificuldade para obter crédito no mercado. Por não oferecer risco de inadimplência o cartão pré-pago pode ser solicitado sem burocracia até por menores de 18 anos.

Os cartões de débito possuem aceitação limitada na internet. Além disso, não são todos os estabelecimentos que aceitam cartão de débito, pois a validação da transação deve ser feita por uma máquina com leitura de chip e senha, com a popularização de leitores que funcionam integrado com o celular isso vem se tornando raro.