Falta de uso pode gerar cancelamento automático de cartão de crédito



Falta de uso do cartão de crédito pode gerar a redução do limite ou, pior, o cancelamento automático do cartão de crédito por inatividade, entenda.

Um problema bastante comum enfrentado por empresas de cartões de crédito e, principalmente, fintechs é o número de consumidores que pedem um cartão de crédito, mas não o utilizam após o recebimento. Os cartões de crédito sem anuidade são os que mais acabam sendo deixados de lado pelo consumidor, principalmente se ele for daqueles que possui vários cartões na carteira. Neste artigo explicaremos o porquê a falta de uso pode gerar cancelamento automático de cartão de crédito.

As empresas de cartões de crédito possuem limites operacionais, elas só podem fornecer crédito até um determinado limite, o que varia de acordo com o porte da empresa emissor. Quando um cliente pede um cartão de crédito, mas não utiliza o limite, o emissor do cartão está deixando de conceder um cartão e/ou limite para um potencial consumidor.

Cancelamento Unilateral de Cartão

Bancos mudam postura e passam a cancelar unilateralmente cartões de crédito de clientes com maior risco de inadimplência.

É por esse motivo que algumas administradoras estão cancelando unilateralmente o cartão de crédito de consumidores que não fazem uso do cartão há meses! Não faz sentido para a administradora manter um cliente que não utiliza o limite concedido, isso pode até significar prejuízo para a administradora, pois trata-se de um limite concedido, mas que não é utilizado.

Como evitar que o seu cartão seja cancelado por falta de uso:

  • Utilize o cartão, no mínimo, 1 vez no mês;
  • Nunca fique mais de seis meses sem usar o cartão de crédito;
  • Caso esteja usando um percentual muito baixo em relação ao seu limite, pode acontecer do seu limite ser reduzido;

O Banco Santander, por exemplo, possui prática de redução de limite dos clientes que não fazem uso do limite de crédito concedido. Caso o cliente use um percentual muito abaixo do limite concedido, o cliente pode ter o valor reduzido, desde que a administradora faça um aviso prévio.

Já o Credicard Zero do Banco Itaú também possui política de cancelamento de cartões inativos, mas é necessário que o titular fique sem utilizar o cartão durante 180 dias. Antes de fazer o cancelamento a administradora envia uma mensagem falando sobre a inatividade, com isso o cliente tem a opção de fazer uma compra com cartão de crédito e mantê-lo ativo.