Fatura do cartão de crédito paga no valor errado



O boleto bancário da fatura do cartão de crédito geralmente não vai com valor pré-determinado, pois o cliente pode financiar a fatura pagando qualquer valor entre o mínimo e o máximo (total). Se, porventura, o cliente pagar um valor errado na fatura do cartão de crédito é importante solucionar o problema para não ter que pagar juros e outros encargos pelo financiamento, tal como, IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), cobrado sempre que o cliente faz um pagamento inferior (financiamento) ou atrasa a fatura.

Ao pagar a fatura é importante ficar atento ao código de barras do boleto bancário e ao valor do pagamento para não errar.

Ao pagar a fatura é importante ficar atento ao código de barras do boleto bancário e ao valor do pagamento para não errar.

Pagamento inferior ao total da fatura – É fácil de resolver, se fez um pagamento inferior ao total da fatura basta pagar a diferença usando o mesmo boleto bancário da fatura do cartão. É recomendado também avisar a administradora que efetuou dois pagamentos pois errou o primeiro.

Pagamento superior ao total da fatura – Se pagou um valor maior que o devido a solução é um pouco mais complicada. Você pode deixar a diferença (valor pago a mais) disponível como crédito na sua próxima fatura ou então pedir para que a administradora lhe reembolse a diferença através da transferência do valor para uma conta-corrente e/ou poupança de mesma titularidade.

Errei o código de barras da fatura – Caso tenha errado a numeração do código de barras você corre o risco de ter efetuado o pagamento a outra empresa. Neste caso a solução é entrar em contato com o banco para pedir o estorno. O que nem sempre é fácil. Dependendo do erro o pagamento pode ter ido para a própria administradora, o que é mais fácil de ser solucionado, basta entrar em contato diretamente com ela.

O que pode gerar mais transtornos para o consumidor é a primeira opção, pois quando o cliente faz um pagamento inferior ao total da fatura ele, automaticamente, financia o saldo restante com os juros do crédito rotativo, modalidade que possui a maior taxa de juros do mercado. Portanto, é fundamental resolver a situação para não ser cobrado indevidamente pelo financiamento. O último caso, errar o código de barras, também gera muitos transtornos.

Resumindo:

  • Pagamento inferior – complete a diferença pagando novamente a fatura com a diferença e avise a administradora.
  • Pagamento superior – entre em contato com o emissor do cartão. Você pode receber a diferença como crédito em sua próxima fatura ou então pedir para que o valor pago indevidamente seja transferido para a sua conta bancária.
  • Erro no código de barras – procure o local em que realizou o pagamento e a administradora para ver se é possível recuperar o dinheiro.

Ao pagar a fatura tenha atenção aos valores. Pague sempre o valor total, o cliente tem a opção de fazer um pagamento inferior através do “mínimo”, mas não compensa utilizar essa “facilidade” por conta do alto custo envolvido.