Frade na internet – como cancelar compra com cartão de crédito?

Comprar com cartão de crédito na internet é mais seguro do que o boleto bancário ou transferência pois fica mais fácil de reaver o dinheiro em caso de fraude.

Infelizmente é cada vez maior o números de consumidores que acabam sendo vítimas de golpes em compras pela internet, são problemas como: site não entrega, site falso, produto com defeito, valor incorreto, etc. Caso seja uma das vítimas, saiba como cancelar transações fraudulentas do cartão de crédito. Aliás, essa é uma das vantagens do cartão de crédito, caso você caia em uma fraude tem chances de recuperar o dinheiro, algo difícil de se conseguir quando o pagamento é feito por meio de boleto bancário.

Fraude com cartão de crédito

Em caso de fraude em compras pelas internet com cartão de crédito é possível contestar a transação junto a administradora e, assim, recuperar o dinheiro (divulgação)

Caso desconfie que foi vítima de uma fraude com cartão de crédito o 1º passo é entrar em contato com a central de atendimento da administradora. O quanto mais rápido fizer isso, maior será a probabilidade de reembolso. Os sites e estabelecimentos demoram de 30 a 45 dias para receber as vendas com cartão, caso você conteste a transação antes desse prazo tem chances de conseguir cancelar a compra rapidamente.

Dicas:

  • Se possível tire print da tela durante todas as etapas de compra;
  • Salve o e-mail com a confirmação da compra;
  • Tente entrar em contato com o site no qual realizou a compra;
  • Caso descubra que se trata de um site falso, cancele a compra imediatamente junto a administradora e não deixe de registrar um Boletim de Ocorrência (BO);

COMO CONTESTAR COMPRA PELA INTERNET

A contestação da transação deve ser feita via central de atendimento ao cliente, cujo número está disponível no verso do cartão. Ao ligar informe que foi vítima de uma fraude ou então diga que não reconhece determinada transação.

O departamento de segurança do banco/emissor do cartão será acionado a entrará em contato com a empresa/site. Caso seja comprovada a fraude o cliente recebe o reembolso da compra (caso já tenha pago) ou então o estorno da transação no cartão de crédito.

O setor de segurança pede, em média, cinco dias úteis para analisar a transação.

Cliente sem seguro – Não é necessário ter seguro contratado no cartão de crédito para contestar uma transação. O seguro é OPCIONAL, o cliente não é obrigado a pagar por uma compra que não realizou. Em caso de fraude as administradoras, geralmente, estornam a compra, desde que o cliente tenha entrado em contato a tempo hábil para o cancelamento. Quanto mais antiga a compra, mais difícil é o cancelamento, pois o site/estabelecimento pode já ter recebido o valor da venda.