Novo golpe da assinatura de revista no Cartão de Crédito



Alguns leitores do site têm relatado que estão sendo vítimas de um novo golpe em que um funcionário de uma editora de revista visa conseguir assinatura se passando pela administradora do cartão. A conversa quase sempre é a mesma, uma pessoa se identificando como funcionário de determinada administradora entra em contato com o cliente informando que ele possui milhas aéreas para resgatar em seu cartão de crédito, é nesse momento que o cliente interessado informa o número do plástico e é surpreendido posteriormente com a cobrança de uma assinatura de revista.
revistas-e-banca-de-jornal
Muitas das vezes o suposto funcionário do banco emissor do cartão liga perguntando coisas genéricas para descobrir qual tipo de cartão o cliente possui, tal como, bandeira MasterCard, Visa, Hiper, Elo, etc, como a maioria dos cartões emitidos no Brasil possuem essa bandeira, o cliente acaba achando que realmente é um funcionário do banco e passa as informações solicitadas.

NUNCA informe o número do cartão de crédito para desconhecidos. Se a administradora lhe ligar certamente ela não precisará de nenhuma informação do seu cartão, pois ela já possui o seu cadastro. Sempre que receber uma ligação pedindo para informar dados do cartão de crédito, desconfie, trata-se de um golpe para conseguir suas informações.

Não caia na conversa do vendedor, eles quase sempre são bons de papo, especialistas em ludibriar o consumidor.

Uma vez recebi uma ligação de um funcionário da editora Abril oferecendo 300.000 milhas de bônus caso assinasse a revista por um ano. Imediatamente desconfiei dessa informação, pois além do número de milhas ser exageradamente alto, com essa quantidade eu poderia voar praticamente para qualquer lugar do mundo sem pagar pela passagem aérea.

Desliguei a ligação e entrei em contato com a administradora. Foi então que descobri que tudo não passava de uma fraude, a empresa alegou que não possui nenhum acordo de bonificação com a referida editora, e com a extravagante quantidade de milhas de bonificação.

Este post tem o objetivo de alertar os consumidores. Não seja enganado, se receber alguma ligação em que o número de seu cartão de crédito é solicitado, desligue a ligação imediatamente. Caso você passe as informações solicitadas a pessoa do outro lado da linha conseguirá lançar praticamente qualquer cobrança em seu cartão.

Boletim de Ocorrência – Caso você seja vítima de um golpe desse, minha recomendação é para que procure uma Delegacia de Polícia e registre um Boletim de Ocorrência (BO), de posse do documento entre em contato com a administradora e informe o ocorrido para que ela possa cancelar a compra – se porventura ela tiver sido realizada.

Já relatamos aqui no blog que em aeroportos e supermercados há diversos funcionários de editoras de revistas enganando os consumidores com a promessa da assinatura de revista gratuita.