Pagamento de compra estornada no cartão de crédito



Imagine a seguinte situação: O cliente realiza a compra de uma TV no valor de R$ 3 mil (sem parcelamento) usando um cartão de crédito, mas, por algum motivo, precisa cancelar aquela transação. O estabelecimento faz o estorno no cartão de crédito do cliente, porém, a administradora envia a cobrança da TV na próxima fatura. Tal cobrança é legal? Cliente precisará pagar por uma compra que foi cancelada?

Veja bem, o estorno é um procedimento demorado, ele poderá demorar até duas faturas subsequentes para ser registrado pela sua administradora. Então, se a compra for lançada em sua próxima fatura o cliente deve efetuar o pagamento, porém, quando o estorno for confirmado o consumidor é reembolsado. Afinal, pagou por algo que foi cancelado.

contas

Caso não possa pagar pela compra cancelada, entre em contato com a administradora e explique a situação, fale que determinada compra foi estornada pelo estabelecimento e, portanto, é indevida. Alguns bancos autorizam o cliente a deduzir o valor da compra estonada da fatura.

Tenha sempre em mãos o número da solicitação de estorno (cancelamento da compra) feita pela empresa, pois a administradora poderá solicitar.

Já aconteceu comigo de ter que pagar por uma compra que foi cancelada por meio de estorno, mas, felizmente, na fatura do mês seguinte fui reembolsado pela administradora.

Legalidade do pagamento de compra estornada

Infelizmente a administradora poderá sim cobrar uma compra pela qual o cliente solicitou o estorno. Isso acontece porque o estorno não é imediato, até que o cancelamento da transação seja identificado pelo banco emissor/administrador do cartão, a compra cancelada pode ser devida.

Caso o cliente pague pela compra cancelada ele será restituído quando o estorno for registrado pela administradora. Se já tiver pago aquela transação, receberá um crédito de igual valor em sua próxima fatura ou poderá solicitar que o valor será transferido para uma conta-corrente ou poupança de mesma titularidade.

Enquanto o estorno não constar no sistema da administradora, a compra é devida e, portanto, pode ser cobrada. Assim que houver o registro do cancelamento a administradora tem a obrigação de reembolsar o consumidor.

Quanto mais tempo o estabelecimento demorar para proceder com o estorno, maior a probabilidade da compra cancelada ser lançada para pagamento a próxima fatura.