Posso usar cartão pré-pago em reserva de hotel e locação de carro?



Nem todo mundo pode ter um cartão de crédito devido à burocracia e a necessidade de ter o “nome limpo”, é aí que entra o cartão pré-pago ou travel card. Neste artigo explicaremos como usar o cartão pré-pago em reserva de hotéis e locações de automóveis. O plástico funciona, mas não é recomendado como opção para pagamento de garantias, entenda o porquê.

Cartões Pré-pagos

Cartões são aceitos “geralmente” em todos os estabelecimentos que aceitam cartões de crédito (divulgação)

Funciona, mas…

Sim, a maioria das locadoras de veículos e hotéis aceitam cartões pré-pagos como forma de pagamento, desde que eles funcionem na função “crédito”, para as empresas o cartão pré-pago será considerado como um cartão de crédito convencional, mas para o consumidor há uma grande diferença, entre o porquê.

O consumidor sequer precisa informar que se trata de um cartão pré-pago, basta pedir para que a transação seja processada no crédito como de costume.

No pré-pago em vez de reter o limite a empresa bloqueará determinado valor em seu cartão pré-pago.

Para que o cartão pré-pago funcione em reserva de hotéis e locação de automóvel é necessário que o usuário tenha o valor da reserva recarregado no cartão, pois enquanto o limite estiver “bloqueado” por garantia à locadora ou hotel, o valor não poderá ser utilizado em outras compras.

É por isso que não recomendamos a utilização de cartões pré-pagos em reservas de hotéis e aluguéis de veículos, pois o valor da garantia depende da empresa. Há empresas que fazem o bloqueio de apenas um valor simbólico e outras que incluem toda a reserva + um valor adicional que funciona como um seguro.

Além disso, há o risco do valor bloqueado demorar muito tempo para ser liberado para utilização, pois em cartões pré-pagos e travel card o sistema de compensação é diferente, visto que eles foram criados para servir apenas como pagamento à vista.

Embora o pré-pago funcione como crédito em quase 100% das compras, há situações em que ele pode ser recusado em tentativa de bloqueio de limite mesmo que o cliente tenha o valor disponível, pois algumas empresas de pré-pagos bloqueiam esse tipo de uso.