Qual a diferença entre Cartão de Crédito e Débito?



Os cartões estão bastante presentes no nosso dia a dia, a maioria dos brasileiros inclusive já tornou a sua utilização um hábito, preferindo pagamentos com ele ao invés do dinheiro (em espécie). Se você está entrando agora no universo dos cartões fique sabendo qual a diferença entre esses meios de pagamento. Você saberia dizer qual a diferença entre o Cartão de Débito e o Cartão de Crédito? Saiba quem eles são diferentes, muita gente acaba não entendo qual a real diferença entre ele, ainda mais com a existência de outros dois tipos: Múltiplo e Pré-pago. Neste artigo vamos esclarecer essas dúvidas para não haver mais confusão.

tres-cartoes-juntos

Cartão de Débito

O Cartão de Débito é o meio de pagamento mais comum nos dias de hoje. Se você possui uma conta bancária, seja ela Corrente, Poupança, salário ou investimentos, muito provavelmente a sua instituição financeira lhe enviou um cartão dessa modalidade, ele serve para que o cliente faça a movimentação do saldo da conta. É possível gastar apenas o valor disponível no saldo da conta, não é possível fazer parcelamentos pois o valor é descontado automaticamente, é como se fosse uma compra à vista.

  • Vantagens: movimente o saldo da sua conta, faça compras sem precisar realizar saques, possibilidade de utilizar o cartão nos Caixas Automáticos para saques, extratos ou serviços. Além disso é mais seguro do que ficar andando com dinheiro; em caso de perda ou roubo basta solicitar o bloqueio do mesmo.
  • Desvantagens: não permite compras parceladas; só é possível gastar o saldo que você tem disponível no banco.

Cartão de Crédito

O Cartão de Crédito funciona da seguinte maneira: a administradora do cartão fornece ao cliente um limite de crédito mediante a análise, dessa forma é possível utilizar esse valor para compras à vista ou parcelada. Não é preciso que você tenha saldo no banco, pois diferentemente do Cartão de Débito o valor não é descontado na hora, você realiza o pagamento do valor gasto através de uma fatura mensal. Lembre-se: você tem um limite que o banco forneceu para você gastar e pagar depois através da fatura.

  • Vantagens: tenha limite para comprar à vista ou parcelado; concentre o pagamento das suas despesas em apenas uma data de vencimento (vencimento da fatura); as vezes é possível ganhar até 40 dias para pagar dependendo da data da compra e do dia em que sua fatura vence.
  • Desvantagens: haverá a cobrança de juros caso o cliente não realize o pagamento total na data do vencimento ou atrase; pode haver cobrança de anuidade;

Cartão Múltiplo

Cartão Múltiplo = Cartão de Débito e Crédito. Este tipo de cartão possui as duas modalidades mais utilizadas em um único plástico. No momento da compra o cliente pode escolher se quer utilizar a função débito ou crédito. Observação: pode ser necessário o desbloqueio da função crédito dependendo da instituição.

Cartão Pré-pago

É praticamente o mesmo que um Cartão de Débito, porém ele não precisa estar atrelado a uma conta bancária. O cliente só pode utilizar o valor que ele recarregar no cartão. Por exemplo: se eu colocar R$100,00 no meu cartão de crédito, então significa que poderei comprar R$100,00. Da mesma forma que o Cartão de Débito não é possível parcelar pois o valor será descontado automaticamente do seu saldo.

Espero que tenha conseguido esclarecer as diferenças entre os quatro principais tipos de cartões disponíveis no mercado. Qualquer dúvida basta comentar abaixo. Até a próxima!