O que é rotativo do cartão de crédito?



O Cartão de Crédito pode ser um amigo ou inimigo, tudo vai depender do consumidor e de como ele utilizará a forma de pagamento. Nesta matéria vamos falar sobre um dos temas que mais gera dúvidas nos portadores, você sabe o que é e como funciona o crédito rotativo dos cartões de crédito? Sabe quando ele pode ser cobrado pela sua administradora? Já adiantamos que atualmente o crédito rotativo do cartão de crédito possui a maior taxa de juros do mercado, cuja taxa pode ultrapassar os 20% ao mês ou 240% ao ano. Há também cartões que chegam a cobrar até 600% ao ano só de taxa de juros.
olho-no-cartao-de-credito
Quer um conselho? Jamais use o crédito rotativo do cartão de crédito, isso porque qualquer dívida nessa modalidade pode se transformar em uma bola de neve, isso porque a taxa de juros faz com que o valor da dívida cresça sempre muito rápido.

O que é?

O crédito rotativo no cartão de crédito acontece quando o cliente paga o valor mínimo da fatura, deixa de efetuar o pagamento na data de vencimento ou ainda quando o cliente realiza um saque em um caixa eletrônico. Qualquer transação nessa modalidade terá certamente um juros superior a 13% ao mês. Não é atoa que hoje o juros do cartão de crédito é considerado o maior do mercado.

Atrasou ou não efetuou o pagamento total da fatura o cliente também estará sujeito a cobrança de outros encargos em sua fatura, dentre eles: juros, multa, IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), dentre vários outros encargos.

Dicas:

  • Nunca atrase o pagamento de sua fatura. Caso não receba o documento por correios peça uma segunda via pela internet ou através da central de atendimento da sua administradora.
  • Pague sempre o valor total da fatura, nunca pague o mínimo ou parcele a fatura. Os juros dos cartões são abusivos. Caso não tenha dinheiro para efetuar o pagamento total de sua fatura, considere tirar um empréstimo mais barato para quitá-la;
  • Nunca saque dinheiro usando a função “crédito”, pois saques nessa modalidade entram no crédito rotativo do dinheiro de plástico, modalidade que possui a maior taxa de juros do mercado;

A maioria dos consumidores que entram no rotativo acabam sendo negativados, isso porque uma dívida pequena em poucos meses se transforma em uma verdadeira bola de neve, isso porque mesmo pagamento o mínimo a dívida nunca termina, visto que a taxa de juros é altíssima.