Visa registra recorde de uso de Cartão Virtual no Brasil



7 milhões de transações com cartões virtuais por mês no Brasil.

Um estudo divulgado pela Visa Consulting & Analytics identificou os padrões de consumo dos brasileiros, revelando que os consumidores estão cada vez mais adeptos ao uso dos cartões virtuais para comprar pela internet.

Geralmente gerado por aplicativo no celular, Cartão Virtual dá mais segurança as compras pela internet.

De acordo com a pesquisa da Visa, em Março de 2020 o país registrou um crescimento de 5 vezes no número de transações realizadas com cartões virtuais, se comparadas as transações realizadas em Março de 2019.

Hoje, a média mensal é de 7 milhões de pagamentos com cartões virtuais que, tradicionalmente, possuem numeração diferente do cartão físico, geralmente gerados por aplicativo.

A pesquisa não computou apenas os pagamentos com cartões da bandeira, mas levou em conta também as transações com as bandeiras concorrentes, de acordo com pesquisa de mercado junto aos emissores.

O cartão virtual dá mais segurança as compras pela internet, pois dispensa que o titular tenha que informar os dados do cartão físico. A versão virtual pode ser de utilização única ou recorrente, sendo que em algumas administradoras o código de segurança é dinâmico, ou seja, muda com frequência para dar ainda mais segurança às novas operações.

A própria Caixa Econômica Federal optou pela adoção do cartão virtual para viabilizar a utilização do Auxílio Emergencial sem a necessidade do cartão físico.

Alguns bancos liberaram a utilização do cartão virtual antes mesmo da entrega do cartão físico, o que contribuiu para permitir a utilização imediata após a abertura da conta e/ou solicitação do cartão.

O uso dos cartões virtuais é considerado tão importante que já existe até um Projeto de Lei que tenta tornar obrigatório o uso de cartão virtual em todas as compras pela internet.

Para os emissores a utilização da versão virtual também reduz os custos com a emissão de cartões físicos, pois, em caso de fraude no cartão virtual não é mais necessário reemitir o cartão físico. Infelizmente a maioria das fraudes com cartões de crédito acontecem em compras pela internet, visto que em transações presenciais geralmente há diversos elementos de segurança, tais como: leitura do chip e validação da compra por meio de senha pessoal e intransferível.

Muitos bancos têm utilizado o cartão virtual para permitir que os utilizadores comprem pela internet em sites e aplicativos sem a utilização de um cartão de crédito, podendo o valor dos gastos ser descontado diretamente do saldo da conta bancária e/ou do aplicativo, dado que a aceitação do cartão de débito ainda não é tão comum no e-commerce brasileiro.





Secured By miniOrange