No Canadá, pagamentos por Contactless sem senha poderão ser realizados até $ 250 CAD.
A bandeira MasterCard anunciou que está trabalhando com as empresas de pagamentos do Canadá para habilitar pagamentos por aproximação sem a utilização de senha para pagamentos de até 250 dólares canadenses.
O Canadá é um dos países onde os pagamentos eletrônicos estão mais popularizados na sociedade. De acordo com a MasterCard, a maioria das transações presenciais já são realizadas por aproximação (cartão, smartphone, smartwatch ou outros dispositivos vestíveis).
Antes de liberar as credenciadoras de processarem transações sem senha até $250 CAD, o limite para ser dispensando da digitação da senha nos terminais POS e TEF era de $ 50 CAD.
O anúncio chega em época em que as indústrias de pagamentos do mundo todo tentam minimizar a interação física dos consumidores com as maquininhas. Além do Canadá, algumas bandeiras estão ampliando a utilização do Contactless sem senha para valores de até 50 e 100 euros em alguns países da Europa.
O aumento dos valores das transações por aproximação sem a necessidade de digitação de senha é uma tendência global, pois reduz o risco de contágio e, ao mesmo tempo, agiliza as transações do dia a dia, pois o cliente só precisa aproximar para pagar.
Além de ampliar o limite de compra por aproximação sem senha, a bandeira MasterCard está investindo para orientar os estabelecimentos que a assinatura no recibo ou na maquininha não é necessária para os pagamentos por aproximação, o que proporciona mais conforto e segurança na hora de pagar.
A MasterCard também lançou um vídeo [em Inglês] orientando sobre as vantagens do pagamento por aproximação para a segurança dos consumidores e estabelecimentos. Desde 2018 a bandeira só emite cartões com esse tipo de tecnologia no Canadá.
O Brasil segue a mesma tendência do Canadá e da Europa, em breve as bandeiras deverão anunciar o aumento no limite de pagamentos por aproximação sem senha a medida que o uso desse tipo de tecnologia cresce no país.
Embora por aqui as transações sem contato tenham aumentado, a maioria pagamentos em maquininhas ainda são realizados mediante a inserção do plástico na maquininha e, posteriormente, digitação da senha de quatro dígitos.
No Brasil o limite para transações contactless sem senha é de, apenas, R$50,00. Quando a transação por aproximação ultrapassa o valor de cinquenta reais a maquininha solicita que o pagar digite a senha para autenticar a compra, o que acaba prejudicando a experiência contactless.