Como funciona o limite progressivo de cartão de crédito



O cartão de crédito com limite progressivo aumenta de limite de acordo com a média de gastos do consumidor. Quanto mais o cartão é utilizado, maior será o limite de crédito.

Alguns cartões de crédito como o Tricard, por exemplo, disponibilizam um limite de crédito progressivo, ele nada mais é do que um limite que aumenta de acordo com a utilização, quanto mais o cliente utilizar o cartão de crédito e efetuar o pagamento sempre em dia até o vencimento, maior será o limite de crédito. O limite progressivo é baseado na média de gastos dos últimos 180 dias (6 meses).

Dinheiro Limite de Gastos

Alguns cartões possuem limite progressivo que aumenta de acordo com a utilização. O limite também pode ser reduzido pela falta de uso.

Além do Tricard, vários outros cartões de crédito possuem o limite progressivo, a ideia é que a instituição possa aumentar o poder de compra dos clientes que utilizam o cartão regularmente e fazem sempre o pagamento total até o vencimento.

É importante salientar que os cartões com limite progressivo não apresentam garantia de aumento de limite ao consumidor todo o limite disponível. Para que o aumento seja concedido é necessário que o cliente tenha um histórico positivo com a administradora.

Para a administradora do cartão quanto mais o cliente gastar, melhor! Isso porque as empresas ganham um pequeno percentual de tudo que o titular e seus adicionais gastam no cartão de crédito.

Dicas para aumentar o limite:

  • Use o cartão regularmente – Caso não utilize o cartão com frequência não há porque a administradora lhe conceder um aumento de limite. Quando o cliente utiliza o limite total e paga até o vencimento, mostra para a administradora que o limite concedido não está sendo suficiente para atender as necessidades do consumidor.
  • Pague sempre até o vencimento – Para que o limite seja ampliado é fundamental que o consumidor tenha um histórico positivo de pagamentos. O cliente que atrasa a fatura regularmente é visto como um cliente de risco, o que diminui as chances de conseguir um aumento de limite.
  • Atualize a sua renda na administradora – Outra dica importante para aumentar o seu limite de crédito é atualizar o seu cadastro junto a administradora do cartão de crédito. Entre em contato e, se necessário, envie um comprovante de renda atualizado.
  • Tenha cartões adicionais – Os clientes que possuem cartões adicionais geralmente conseguem aumentos de limite mais rápido do que os clientes que possuem apenas o cartão de crédito titular.