Caixa Econômica Federal terá emissão preferencial de cartões Visa



Caixa vai voltar a priorizar a emissão de cartões com bandeira Visa.

A Caixa Econômica Federal (CEF) fechou uma parceria com a bandeira Visa para priorizar a bandeira nos plásticos emitidos pela instituição financeira. Até então o banco estatal só priorizava a emissão de cartões com bandeira ELO, sendo que as bandeiras Visa e MasterCard eram emitidas de acordo com a escolha do cliente, quando solicitadas.

CEF continuará emitindo cartões com a bandeira MasterCard, mas ELO e Visa passarão as ser as bandeiras prioritárias do banco estatal. (imagem: divulgação CEF)

A partir de agora, a CEF vai emitir preferencialmente cartões nas bandeiras ELO e VISA, colocando em escanteio a bandeira MasterCard, que deve ter a partir de agora menos visibilidade no banco estatal.

O acordo coloca a Visa como segunda bandeira emitida pelo banco, pois 70% dos cartões da instituição já são emitidos na bandeira Elo, a visa deverá ficar com os outros 30%, em média.

A informação é do Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Estadão. De acordo com o veículo, o valor do acordo de prioridade da bandeira não foi divulgado, mas algumas fontes revelaram que a bandeira pagou caro pela parceria, se considerar que o banco privado tem 103,9 milhões de cartões emitidos e que, destes, mais de 70% são emitidos na bandeira Elo.

Em contato com a assessoria de imprensa da Caixa Econômica Federal, foi confirmada a pretensão do negócio, mas o banco informou que o contrato ainda está em fase de aprovação e que será assinado muito em breve.

A tendência a partir de agora é que a CEF comece a dar prioridade para cartões ELO e VISA em suas campanhas publicitárias, deixando a bandeira MasterCard como opção escondida, tal como faz o Banco Itaú com a bandeira Visa.

A bandeira ELO é prioridade do banco desde que foi lançada, afinal o banco estatal faz parte do conglomerado Elopar, holding que tem entre os sócios a CEF, Banco do Brasil e o Bradesco.

BRASIL É O SEGUNDO MAIOR MERCADO DA BANDEIRA VISA

Com a iniciativa a bandeira Visa tenta retomar a liderança do mercado de cartões do Brasil, posto que perdeu para a bandeira MasterCard nos últimos anos devido a forte estratégia de crescimento adotada pela concorrente.

Para se ter uma ideia da importância do mercado brasileiro para a bandeira Visa, o país é o segundo maior mercado da gigante norte-americana, só perde para os Estados Unidos.

Foi através de acordos de prioridade que a bandeira MasterCard conquistou tal importância no setor. Hoje a bandeira MasterCard é emitida preferencialmente pelo Banco Itaú – maior banco privado do país –, além de também ser utilizada pelo Banco Santander, Nubank, Banco Inter, Itaucard, Credicard, C6 Bank, dentre vários outros emissores no Brasil.

Antes da bandeira ELO ser lançada, a bandeira Visa já era emitida preferencialmente nos cartões da Caixa, mas, aos poucos, foi perdendo espaço para a bandeira brasileiro, pois o banco passou a substituir a bandeira nos novos cartões emitidos.