Banco XP emitirá cartões com a bandeira VISA.
A XP e a bandeira VISA assinaram um acordo para a emissão preferencial de cartões de débito, crédito e múltiplo. Com o acordo, a bandeira Visa passará a ser a bandeira preferencial do Banco XP.
Vale lembrar que a XP Investimentos prepara o lançamento de um banco múltiplo ainda em 2020.
Os acordos com bancos e instituições financeiras têm sido a arma da bandeira VISA para recuperar a sua participação no mercado de cartões no Brasil. Além da XP, a Visa já fechou acordo para emissão de cartões com a Caixa Econômica Federal, Digio, Ebanx e Trigg.
Já a bandeira MasterCard é emissora preferencial do Banco Itaú (inclui Itaucard e Credicard), Santander, Banco PAN, dentre outros.
CARTÃO XP VISA INFINITE
O foco do Banco XP será na experiência do consumidor e não na oferta de serviços gratuitos. Um dos produtos a ser lançado em 2020 será o Cartão XP Visa Infinite, ele deve se destacar por conta dos benefícios em viagens (Salas VIPs, exemplo) e pela oferta de um programa de pontos e/ou cashback inovador.
Além da versão Visa Infinite, que deve ser voltada para investidores e consumidores de alto poder aquisitivo, a XP também terá cartões do tipo Internacional, Gold e Platinum, sendo que todos eles serão gerenciados 100% pelo celular.
A ideia é que o cartão de crédito da XP seja um dos principais atrativos do banco para fidelizar os correntistas da instituição que, até o fim de 2020, vão poder realizar vários serviços financeiros pela conta bancária da instituição.
Além da emissão de cartões físicos, o acordo também prevê a emissão de cartões virtuais que serão gerados pelo aplicativo da XP.
O uso de cartões virtuais têm sido adotado pelas instituições financeiras para reduzir as fraudes em compras pela internet. Há, inclusive, um projeto de lei que tenta tornar obrigatório a oferta de cartões virtuais em compras virtuais, o que pode restringir o uso do cartão físico em compras pela internet.
De acordo com a assessoria de imprensa da XP, mais detalhes dos cartões deverão ser anunciados no segundo semestre de 2020, período em que o banco lançará a sua conta com abertura e gerenciamento pelo celular, cujo foco inicial serão as Pessoas Físicas.