Cartão de crédito pode ser cancelado pelo emissor



Cartão de Crédito cancelado por desinteresse comercial é cada vez mais comum no Brasil por causa da crise econômica.

Os bancos brasileiros nunca cancelaram tantos cartões por desinteresse comercial, esse é um dos reflexos da crise econômica brasileira. A maioria das instituições alega que o cancelamento unilateral por desinteresse comercial serve para diminuir o risco de inadimplência, visto que alguns clientes acabam sendo vistos como sendo de “alto risco”. Neste artigo falaremos sobre como esse cancelamento pelo emissor funciona e quais são as regras do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Cancelamento Unilateral de Cartão

Bancos mudam postura e passam a cancelar unilateralmente cartões de crédito de clientes com maior risco de inadimplência.

O cancelamento unilateral por desinteresse comercial está previsto no próprio contrato do cartão de crédito, tal como o cliente poderá solicitar o cancelamento a QUALQUER MOMENTO, a administradora também se reserva a esse direito.

Todavia, o cancelamento unilateral por desinteresse comercial só pode ser feito mediante a comunicação prévia, isto é, a administradora não pode cancelar o cartão sem avisar o cliente, essa regra vista evitar que o portador tente utilizar o cartão e tenha constrangimento ao ter a compra recusada.

O banco não precisa emitir um aviso prévio, a única exigência é que ele comunique o cliente antes do efetivo bloqueio.

Principais motivos que levam ao cancelamento por desinteresse comercial:

  • Cliente com alto risco de inadimplência segundo os critérios da instituição financeira;
  • Falta de utilização do cartão;
  • Pagamentos em atrasos e/ou incompletos;
  • Cliente sempre “estoura” o limite de crédito concedido pela instituição;

A boa notícia é que o mercado brasileiro possui centenas de alternativas de cartões de crédito, muitos deles inclusive sem tarifa de anuidade. Caso seu cartão tenha sido cancelado o melhor a fazer é procurar outra administradora. Caso você se sinta prejudicado pelo cancelamento pode também procurar a justiça para tentar obter uma indenização por danos morais.