Compra dentro do limite não pode ser recusada, mas há exceções



Recusa de compra dentro do limite só pode acontecer em situações pontuais, confira.

Ter uma compra recusada no cartão de crédito não é uma situação agradável para nenhum consumidor, principalmente se aquele é o único meio para pagamento da compra ou serviço. Neste artigo esclarecemos até que ponto a administradora pode recusar uma transação no cartão.

Para evitar desconfortos como esses o ideal é sempre ter um outro cartão de backup ou forma de pagamento.

Limite do cartão de crédito funciona como uma margem de gastos, limitando até onde o consumidor pode gastar, considere sempre o valor total da compra e não a parcela.

Caso o cliente esteja fazendo a compra dentro do limite de crédito, não há nenhum motivo para a transação ser recusada. A exceção é:

  • Não autorização por segurança (suspeita de fraude, por exemplo);
  • Tipo de compra não permitida no cartão (algumas administradoras não permitem a compra de metais e nem criptomoedas, por exemplo);
  • Compra processada no exterior em REAIS (alguns bancos não permitem a cobrança em moeda nacional em estabelecimentos no exterior – conversão automática de moedas);
  • Suspeita de uso do meio de pagamento para pagar por uma transação criminosa (compra de drogas ou qualquer outro produto ilícito);
  • Bloqueio do cartão solicitado por órgãos reguladores;
  • Tentativa de compra sem que o cartão esteja DESBLOQUEADO;

Caso a compra não tenha sido autorizada por questão de segurança (suspeita de fraude, por exemplo), o bloqueio pode ser revertido facilmente pelo titular, basta que ele entre em contato com a central de atendimento e reconheça a tentativa de compra, eliminando a suspeita de fraude do emissor do cartão. Posteriormente basta realizar uma nova tentativa de pagamento.

Caso o valor total da compra esteja dentro do limite e não haja suspeita de fraude, não há motivo para a transação ser recusada! Pode ser uma falha na maquininha que processa o pagamento, portanto, recomendamos uma nova tentativa de pagamento.

Ter uma compra recusada acaba gerando constrangimento para o consumidor, o ideal é que a administradora sempre entre em contato com o cliente caso uma determinada compra não seja autorizada por suspeita de fraude.

Por incrível que pareça, a grande maioria das compras recusadas dentro do limite são por tentativa de pagamento sem que o cartão esteja desbloqueado. Muita gente tenta realizar um pagamento logo após receber o cartão dos Correios, por questão de segurança o meio de pagamento acaba não funcionando, pois é obrigatório que o titular realize o desbloqueio após o recebimento, tal como previsto no contrato.