Nubank aumenta juros do rotativo do cartão de crédito

Alguns clientes do Nubank tiveram os juros reajustados, de 7,75% a.m para 14% a.m, mas a startup explica o porquê.

O Nubank MasterCard é um dos cartões de crédito mais desejados do país, a fintech não cobra anuidade, possui atendimento digital e tem uma das menores taxas de juros do país. Essa semana alguns clientes receberam um e-mail um tanto quanto desagradável, a taxa de juros do rotativo subiu de 7,75% para, incríveis, 14% ao mês, ou seja, quase dobrou! O juros do rotativo é cobrado quando o cliente atrasa, parcela ou faz um pagamento mínimo do valor da fatura.

Cartão Nubank MasterCard Gold

Nubank é o cartão de crédito mais moderno do mercado, gerenciado 100% pelo celular. (divulgação)

O Nubank MasterCard não estimula e não quer estimular o uso do rotativo do cartão de crédito. O ideal é que o cliente sempre pague o valor total da fatura na data de vencimento, seja com os juros a 7,75% ou a 14% ao mês, parcelar a fatura ou não efetuar o pagamento integral na data do vencimento é sempre um péssimo negócio.

Segundo a fintech, o aumento da taxa de juros para 14% a.m é para menos de 5% dos clientes. A empresa adota uma taxa de juros que varia de acordo com o perfil do cliente e o grau de risco, assim, clientes com menor risco de inadimplência tendem a ter uma taxa de juros menor, enquanto aqueles com maior probabilidade estatística de se tornaram inadimplentes têm uma taxa de juros mais elevada.

Os juros do Nubank MasterCard variam de 2,75% a até 14% ao mês, isso varia de acordo com o histórico da pessoa e com o perfil de testes usado pela startup. Seria injusto se a fintech tivesse que igualar os juros para todos os clientes. O juros de acordo com o perfil do cliente já é algo comum no exterior.

Para quem paga a fatura integral até a data de vencimento, nenhum juros será cobrado. A anuidade continuará sendo gratuita e pra sempre! Além disso, em breve deverá ser lançado um programa de fidelidade que permitirá aos clientes acumularem pontos e/ou milhas para trocar por passagens aéreas, isso já está em desenvolvimento há algum tempo.

Já demos 30 motivos para você solicitar um cartão de crédito Nubank MasterCard.

Mesmo os juros de 14% ainda são inferiores aos praticados pelo mercado na atualidade, já há banco brasileiro cobrando mais de 20% ao mês! Diferentemente dos bancos tradicionais, Nubank não quer ganhar dinheiro com juros, a maior parte do lucro vem dos estabelecimentos em que o cliente faz a compra, um percentual é dividido entre a administradora e a bandeira MasterCard.

  • Talita Da Silva Ruy

    boa tarde qro solicitar um cartão de credito como faço