Nubank quer trocar rotativo do cartão de crédito pelo parcelamento



O Nubank está empenhado em acabar com o crédito rotativo em seu cartão de crédito. De acordo com a cofundadora da fintech, Cristina Junqueira, a empresa está testando com cerca de 150 mil clientes o parcelamento de fatura em substituição ao crédito rotativo do cartão de crédito.

Reducao de juros

Nubank testa modalidade de parcelamento automático de fatura em substituição ao crédito rotativo do cartão de crédito.

Hoje, quando o titular atrasa ou não paga a fatura total no vencimento ele entra no chamado crédito rotativo, cuja taxa de juros pode ultrapassar os 13% ao mês. No caso de atraso no pagamento há ainda a cobrança de multa e outros encargos como o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), por exemplo.

Por determinação do Banco Central, os juros do crédito rotativo só podem ser cobrados por, no máximo, 30 dias consecutivos; após o primeiro mês no rotativo a administradora precisa, obrigatoriamente, financiar a fatura com juros reduzido.

A ideia do Nubank é abolir o rotativo nos primeiros trinta dias e, por consequência, migrar o consumidor inadimplente ou que não consegue pagar o total da fatura, automaticamente para o parcelamento da fatura, cuja taxa de juros é até 70% menor do que o rotativo, dependendo do perfil de risco de cada consumidor.

O fim do crédito rotativo no cartão de crédito também simplificaria a forma como os juros são cobrados em caso de atraso, pagamento mínimo e/ou financiamento da fatura.

A previsão, segundo o Nubank, é que a fase de testes com os cerca de 150 mil clientes aconteça até o fim do primeiro trimestre de 2021, quando a fintech decidirá se a nova modalidade de cobrança será ampliada para todos os consumidores ou se permanece no modelo atual de cobrança com a possibilidade de cobrança do crédito rotativo no primeiro mês.

Vale lembrar que para quem paga o valor integral da fatura até o vencimento, nada muda! O novo modelo, no entanto, promete beneficiar aqueles consumidores que vez ou outra acabam pagamento um valor inferior ao total da fatura (pagamento mínimo).

Recentemente, o roxinho surpreendeu o mercado ao anunciar em até 80% a redução da taxa de juros do parcelamento de fatura.