Uma das maiores vantagens de pagar com cartão de crédito é poder acumular pontos e milhas aéreas, muitos clientes só viajam com passagens compradas através de pontos. A maioria dos bancos e administradoras de cartões de crédito só liberam os pontos e milhas para utilização após o pagamento integral ou parcial da fatura, se o cliente não paga a fatura, não recebe os pontos “a liberar”.
Da mesma forma como explicamos no artigo: “Quando o limite do cartão de crédito é liberado após o pagamento da fatura?” as milhas são liberadas quando o pagamento é registrado pela administradora, o que pode demorar, no máximo, cinco dias úteis após o pagamento, dependo da forma escolhida.
QUANDO OS PONTOS DO CARTÃO SÃO LIBERADOS?
Para quem deseja a liberação mais rápida dos pontos, uma dica é fazer o pagamento da fatura antecipado, você não precisa esperar até o vencimento para pagar sua fatura, é possível pedir a antecipação do pagamento e, consequentemente, da liberação dos pontos do programa de fidelidade do cartão de crédito.
Resumindo:
- Os pontos são liberados em até 5 (cinco) dias após o pagamento da fatura;
- Se o pagamento for feito no próprio banco responsável pela administração, o prazo cai para 1 (um) dia útil;
- Se desejar o cliente pode pagar antecipadamente a fatura para, assim, antecipar a liberação dos pontos do cartão de crédito.
- Em compras parceladas, as milhas são liberadas de acordo com o pagamento das parcelas.
Lembre-se: caso a transação tenha sido parcelada, a liberação dos pontos será feita de acordo com o pagamento da fatura. Por exemplo, se comprou algo em 10x R$200,00, a cada mês será liberado os pontos, referente a uma parcela (e não o valor total da compra).
Caso precise muito da liberação dos pontos, uma dica é pedir a antecipação de parcelas de compras parceladas – caso tenha dinheiro para isso – pois, ao efetuar o pagamento antecipado, os pontos também são liberados mais rápido.
Certa vez precisei da liberação urgente dos pontos de uma fatura pois queria transferi-lo para o TudoAzul em uma promoção “ganhe o dobro de milhas”, o que fiz foi antecipar o pagamento. Além disso, fiz questão de ir até o banco que administrava o cartão para que o pagamento fosse compensado mais rápido e, assim, liberado no dia seguinte. Felizmente deu tudo certo! Não se pode perder uma oportunidade como essa!