Uber deve lançar cartão pré-pago MasterCard no Brasil

Uma das maiores dificuldades do aplicativo de transporte Uber no Brasil e em outros países emergentes é com relação ao método de pagamento, pois nem todos possuem um cartão de crédito para cadastrar no app e pagar as corridas, isso já fez até com que a startup passasse a aceitar pagamento em espécie direto ao motorista. A novidade é que a empresa deve lançar, em breve, um cartão pré-pago internacional com a bandeira MasterCard no Brasil, o que deve facilitar os pagamentos.

Cartão Uber MasterCard

Uber planeja o lançamento de cartão de crédito pré-pago em países emergentes. Os testes começaram no México e podem chegar ao Brasil em 2017. (divulgação)

O México foi o primeiro país a receber o UberCard MasterCard, que é um cartão de crédito pré-pago internacional. Além de pagar as corridas com o APP ele ainda permite realizar compras em milhões de estabelecimentos em todo o mundo. O cartão mexicano foi lançado em parceria com a MasterCard e com um banco local, o Bankaool.

No Brasil a empresa deve formar uma parceria com um novo emissor local.

VANTAGENS:

Sem burocracia – Diferentemente de um cartão de crédito, o cartão pré-pago não exige comprovação de renda e não faz consulta ao SCPC ou SERASA;

Sem fatura – o cliente só consegue gastar o valor que tem recarregado no cartão;

Sem anuidade – não haverá cobrança de mensalidade.

Compre online ou presencial em todos os estabelecimentos que aceitam a bandeira MasterCard na função “crédito”.

Participe do Programa Surpreenda MasterCard e ganhe 1 (um) ponto a cada compra realizada (independente do valor) e troque por vouchers do tipo “Compre 1 e Leve 2”.

Desvantagens:

Não permitirá o parcelamento de compras, pois trata-se de um cartão pré-pago.

Precisa ter o valor recarregado para conseguir comprar.

O Uber Card MasterCard também poderá ser uma solução para o pagamento dos motoristas do serviço de carona remunerada, já que muitas pessoas encontram dificuldade para abrir uma conta bancária em um banco local.

Embora os planos do Uber estejam concentrados apenas no lançamento de um cartão pré-pago, uma fonte da startup revelou que a empresa já manifestou o interesse no lançamento de um cartão de crédito co-Branded em parceria com o Itaucard do Banco Itaú. O cartão de crédito próprio ajudaria o aplicativo a fidelizar seus clientes, em vez de ganhar milhas o portador acumularia pontos para trocar por viagens de graça no Uber Brasil.